30 abril 2012

Update semanal

Segunda-feira – 23/04/2012
Cheguei atrasado na escola porque o trem atrasou... Mas minha primeira aula era vaga, então não tive muitos problemas.

Na assembly deste dia, os guardians fizeram um desfile com os modelos de como não usar corretamente o uniforme e como usá-lo corretamente. A diretora também sorteou entre as turmas três envelopes com R100 (Aproximadamente R$25,00) de crédito para celular.

Na aula de geografia a professora exibiu um documentário chamado ‘Ring of Fire’ sobre áreas com atividade vulcânica. O legal foi que quando ela fez o download do documentário, uma legenda em português veio embutida!

Na aula de matemática minha cabeça estava em outro mundo, quando o professor falou ‘Benato!’ eu acordei... A sala riu por ele me chamar pelo sobrenome.

Eu também vi a menina que está grávida na minha série. Já tinha ouvido boatos, mas nunca soube se era realmente verdade.

Terça-feira – 24/04/2012
Usei pela primeira vez cachecol porque de manhã na estação faz muito frio... Agora podemos usar cachecóis e toucas preta, azul ou branca.

A professora de biologia passou um trabalho em que meu grupo deve construir uma representação da divisão celular através de mitose. A única restrição é que não seja em cartaz. Nessa aula uma menina chegou falar comigo assim "OLÁ...VOCÊ... ENTENDE... O QUE... EU... FALO?" "Sim, eu entendo. Pode parar de falar desse jeito".

Na aula de matemática o professor faltou e um outro cara, supostamente professor de matemática, foi dar aula pra gente. O engraçado é que ele tentava fazer cálculos básicos no quadro e se enrolava todo, até chegar ao ponto da turma mostrar pra ele como realmente se fazia.

Na minha aula vaga eu fui para a biblioteca, mas os computadores estavam sem internet. Se isso fosse nos velhos tempos eu teria surtado,  não mais.  Acabei jogando pinball e paciência no computador.

Nesse dia o clube de fotografia foi fotografar o ensaio do clube de drama. Eu não entendi direito qual é o enredo da peça, mas ok.



Quando eu estava entrando no trem pra voltar da escola, uma menina me chamou e disse que tinha achado meu dicionário no banco em que eu estava sentado. Agradeci e disse que não sabia como ele tinha saído de dentro da minha mala. Imagine eu sem meu dicionário?!

Meu host dad voltou a trabalhar! Lembram que ele estava com problemas nos dentes? Se eu não entendi errado, acho que agora ele está usando dentadura.

Quarta-feira – 25/04/2012
De manhãzinha na estação de trem, uma mulher da segurança me chamou pra conversar. Ela soube que um dia antes eu tinha emprestado meu ticket pra uma menina entrar na estação, aí a mulher falou que não era mais pra eu fazer aquilo e que se eu fizesse de novo ela ia tomar meu ticket e eu teria que comprar outro... Ok.

Chegamos no colégio e logo depois da chamada todos tiveram 2:30hr de teste de Afrikaans. Eu fiquei na sala sem fazer nada esse tempo todo. Depois, na hora do recreio, descobri que todos os intercambistas foram para a biblioteca, mas não era muita vantagem porque ela estava sem internet.

Nesse dia eu deveria ter permanecido uma hora depois da escola por conta do meu homework... Mas o professor esqueceu de me colocar na lista e me safei dessa!


A noite meus host parents saíram e Jarrod, a nanny e eu ficamos em casa. Meu host brother resolveu brincar de arrotar enquanto eu jantava... Um amorzinho né?!

Quinta-feira – 26/04/2012
Dei meu primeiro nó de gravata sozinho e estava felicíssimo de ter conseguido.

Lembram-se daquela foto que eu coloquei da intercambista da Suiça? Eu briguei com a menina da Alemanha do meu colégio por conta daquela foto... Ela disse que eu tinha que ter pedido autorização pra por a foto e que foi grosseiro eu ter cortado ela. Cada um que aparece aqui, que meu deus hein...

Nesse dia umas três pessoas vieram me dizer que no dia anterior estavam vendo um jogo de futebol e um dos jogadores chamava-se Gustavo.

Voltamos pra casa abaixo de chuva. Chuva mesmo! Me molhei dos pés a cabeça e quando cheguei em casa coloquei meu uniforme todinho pra lavar.

Sexta-feira – 27/04/2012 – Freedom Day
Lembram do filme?
Completei 100 dias em Cape Town e meu blog alcançou 60 seguidores. Obrigado por acompanharem, pessoal!

Foi feriado de ‘Freedom Day’. Se não me engano esse foi o dia em que as pessoas brancas e as pessoas negras passaram a ter os mesmos direitos aqui na África do Sul.

À uma da tarde saímos de casa para ir a uma festinha de criança. Meus host parents pararam em uma loja de brinquedos para comprar o presente e depois em uma loja de bebidas.  O aniversário era da Hannah, filha de uma mulher que trabalha com minha host mom. Não tinha muito o que fazer lá, chegamos às três horas e saímos às cinco.


Depois fomos para o Canal Walk junto com meus tios. Jantamos no Spur e fomos embora. Quando estávamos saindo, meu host dad e Warren pararam pra ver uma exposição de carros.


Nessa hora eu encontrei a Doro e a Tatiana (Provavelmente nunca falei dela no meu blog, mas ela é a italiana que estuda no meu colégio). Conversamos um pouco e eu fui embora.


Comprei meu relógio!
Sábado – 28/04/2012
Durante a tarde minha host family foi ao mercado e na casa da minha avó, mas eu preferi ficar em casa. Eles disseram que quando eu terminasse meu filme eu podia ir andando até a casa da minha avó para jantar. Mas terminei meu filme, emendei com conversas no skype e quando vi já estava atrasado. Cheguei no portão da casa e o carro dos meus host parents já estava dando ré para sair... Peguei carona e voltei pra casa.

Nesse dia vi o DVD da Adele live at The Royal Albert Hall e comecei a comer o pote de doce de leite que achei no meio das minhas coisas.... a paçoca já está com gosto ruim ou é a marca que não é das melhores.

Tive que dar pause e fotografar
Domingo – 29/04/2012
Até o Rafael me ligar eu estava sem programa algum para o domingo. Marcamos de nos encontrar na casa dele e ir para o shopping junto com o Pedro.

Eu cheguei lá e esperamos um pouco até o Pedro chegar. O host dad dele nos levou para o Cavendish, onde compramos os tickets pro cinema e vagamos pelas lojas até dar o horário. (Vi uma Nikon D90 por R9.999,99 aproximadamente R$2.499,99. Também vi todas as temporadas de 'Buffy the vampire slayer' à venda).

Assistimos American Pie: Reunion (O que me arrancou ótimas risadas) e depois lanchamos no Mc Donald’s. Minha host mom nos buscou e deixou os brasileiros em casa. 

28 abril 2012

Parabéns mamãe!


Hoje é aniversário de uma das pessoas mais especiais na minha vida e no meu intercâmbio! Eu me arrisquei a fazer um textinho em inglês em homenagem aos quarenta e cinco aninhos da mamãe e depois mandei via facebook. Hoje de manhã e a noite nos falamos por skype e pude falar tudo que eu queria. Confira o texto e se ver algum erro, finja que não viu!

Happy birthday mommy! I wish all the best for you. I hope be the first person today to say ‘Happy Birthday’ for you… And I think I am, advantage of time zone! I don’t know how to live more nine months without you, I need you by my side! I love you so much. I thought about sending you a gift or a card, but the days passed and I only wrote this letter on facebook, sorry. Enjoy your anniversary, and one more time, I love you! (I pasted that picture on my wall and I see us every day on the wedding. See how we were little!) (Now I can write in english, that is awesome!)

25 abril 2012

Robben Island

No último domingo (22/04/2012) nós, intercambistas do YOU2AFRICA, fomos a mais um passeio.

Acordei às oito horas, fiz minha mochila, tomei café-da manhã e minha host mom me levou até o ponto de referencia em que tínhamos marcado encontro. Esperamos alguns minutos dentro do carro até que vi Ben e Marlene em frente ao Nando’s e fui esperar a van do YOU2AFRICA junto deles. Depois Rafael e Pedro chegaram e embarcamos na van com os outros intercambistas.

Tem uma nova intercambista, ela é da Suiça e vai passar só dois meses aqui. Não sei o porquê, mas para mim ela é idêntica a Xuxa.

The new exchange student
Chegamos ao Waterfront e o motorista da van foi ao prédio da excursão para Robben Island para tirar algumas dúvidas. Nós, aproveitamos para ir na lojinha que vendia souvenires da ilha. Comprei um cartão postal.

Esperamos a outra parte dos intercambistas chegar e fomos novamente para o mesmo prédio. Lá entramos em uma fila e depois passamos pelo detector de metais para ter acesso ao deck com o barco que nos levaria para a ilha.

Barco Sikhululekile
Antes de entrar no barco, um cara chamava as pessoas de cinco em cinco para tirar uma foto. Eu fui com a Malu e uns outros homens do YOU2AFRICA.

O andar descoberto do barco estava lotado, aí acabamos indo dentro mesmo. Uma turma de pessoas do Equador sentou perto da gente e meu espanhol está decadente... Não sei mais formar nem uma frase!

Menos de meia hora – chacoalhando dentro do barco – e já tínhamos chego. Saímos e um guia nos levou andando até a prisão em que o Nelson Mandela ficou preso.


Lá dentro pudemos andar e entrar dentro das celas comunitárias e um outro guia nos levou até uma delas para explicar como tudo funcionava lá antigamente. Ele usou como exemplo um cartão de identificação do presidiário e a escala de trabalho em tamanho bem ampliado.


A prisão é dividida em seções e conforme íamos andando a seção mudava. Seguimos para o pátio, onde tivemos mais explicações, e depois fomos para a seção com celas individuais. Vimos a cela do Nelson Mandela – que era trancada e tinha o pinico, cômoda e colchonete que ele usou – e entramos em algumas das outras celas. Em cada uma delas havia uma foto do presidiário que a usou e a data de nascimento e óbito.





Saindo da prisão, pegamos um ônibus que nos levou ao redor da ilha. Lá existe uma pequena cidade, com casas, igreja, escola... A escola fechou, porque na ilha só tinham 12 crianças para frequentá-la e agora é necessário pegar o barco para ir estudar. Um guia ia falando no microfone conforme avançávamos.


Vimos o cemitério dos presidiários e também vimos um passarinho com bico e pata alaranjada e penas pretas. No planeta existem apenas cinco mil e dois mil deles estão na África do Sul!

Paramos uns 10 minutinhos em uma lanchonete que tinha no caminho. Comprei uma coca-cola e um chocolate. Foi tão rápido que deu tempo de tirar algumas fotos, comprar as coisas e já estávamos de novo no ônibus.


Ele nos deixou no “porto” onde pegamos o barco novamente. Por sermos os primeiros a voltar da excursão, a parte descoberta do barco ainda estava com lugares vagos.

O barco demorou um pouco para sair... Mas foi ótima a sensação de estar lá em cima! Nem se compara com a minha ida à ilha. O vento é muito forte e congelante e era engraçado tentar manter-se em pé.





Na saída do barco estavam vendendo por R30 (Aproximadamente R$ 7,50) a foto que tiramos na entrada. Mas eu não estava com conhecidos e nem tinha ficado tão bonito, então nem comprei.

Quando chegamos ao Waterfront novamente, a coordenadora nos soltou para almoçar e fazer compras e só marcou o horário para voltarmos: 17:10hr na torre do relógio.

Torre do Relógio
Malu pagou o almoço que estava me devendo no Spur (Uma carne de porco divina com batata frita e cebola) e depois saímos olhar lojas. Comprei mais algumas lembranças da África do Sul, mas não vou colocar foto aqui porque senão não será surpresa quando eu voltar...

Minha primeira vez aqui!
Eu e o Carrosel Veneziano
Tiramos fotos e já tinha chego a hora de voltar. A van nos deixou no Nando’s e minha host mom já estava me esperando. Eu tentei arranjar carona para os brasileiros, mas o carro estava cheio e ficou para uma próxima.

Foi muito bom o passeio, quero mais L

Nos falamos na próxima atualização, ok? Só queria falar pra vocês que agora reativei meu formspring. Então, caso tenha alguma dúvida ou queira saber algo a respeito de intercâmbio, clica aqui que eu respondo com o maior carinho. 

22 abril 2012

Update Semanal

Hey everyone! Tô aqui pra deixar vocês sabendo do que aconteceu semana passada. Também estou pensando em mudar o Update Semanal, agora farei por dia e não por assunto... Confiram!

Vou começar falando do que aconteceu no final de semana passado, já que coloquei o update no ar na sexta-feira e algumas informações ficaram em haver.

Fim de semana passado – 14 e 15/04/2012
Depois de o Marley insistir mais algumas vezes em fazer xixi e em pegar minhas coisas no meu quarto, meu host dad veio arrumar a fechadura da porta de entrada da minha casa. Antes era só empurrar e a porta já abria... Agora não mais.

Eu lavei minhas roupas no sábado e por uma combinação de preguiça e esquecimento, acabei estendendo-as somente no domingo. As roupas ficaram com um cheiro horrível... É, aprendi mais uma lição.

No domingo de noite os meus horários e os da minha família conseguiram bater e nos falamos no Skype. Quase completando três meses consegui pela primeira vez vê-los! Passei duas horas conversando e eles até falaram com minha host family.

Essa é minha mãe fazendo pose no skype...
Segunda-feira – 16/04/2012
Minha host mom ficou em casa nesse dia porque a Maxine tinha que ir ao médico tomar vacina. De manhã ela me deu uma carona até a estação de trem.

Nesse dia eu levei a batata que a professora de ciências tinha pedido para o experimento, mas eu fui o único da turma... Aí ela adiou para a aula seguinte.

Na assembly o pessoal do UK apresentou power points sobre Congleton e como funciona o High School na cidade deles.

Eu também descobri como ver o consumo da minha internet e cheguei à conclusão que 5GB tá de bom tamanho!

Terça-feira – 17/04/2012
Minha calça estourou o zíper quando eu estava indo pra escola... Fechei as calças com meu boton da Hard Rock, que serviu perfeitamente como um alfinete.

Na aula de geografia a professora perguntou o que significava dizer que uma rocha é ‘impermeável’ e eu respondi baixinho. Aí o menino que senta do meu lado repetiu a resposta alta e falou que eu tinha dito pra ele. A professora disse que era aquilo mesmo e a sala ficou surpresa de eu acertar... É que tem que ser muito inteligente pra dizer o que é impermeável, né?! 

As aulas de fotografia voltaram e tenho um projeto para terça-feira que vem, minha host sister tem grandes chances de ser minha modelo.

Quarta-feira – 18/04/2012
Fizemos o passeio à ‘Paarl Mountain Reserve’ e quando eu cheguei em casa tive uma surpresa muito boa. Na cozinha tinha uma caixa endereçada a mim. Era de uma amiga e estava repleta de chocolates e doces do Brasil junto com cartinhas. Eu adorei!



Quinta-feira – 19/04/2012
Fizemos o experimento com a batata e uma parte da nossa batata estava podre, por ter ficado 2 dias seguidos na mala de uma das meninas do meu grupo. Risos.

Sexta-feira – 20/04/2012
Encontrei meu avô passando de carro na frente da minha casa e ele me deu carona para a estação de trem.

Na ida para o colégio, uma menina que pega trem comigo e outra menina começaram a descutir e quase saíram na porrada. Se não fosse a galera entrar no meio e separar eu teria assistido uma briga daquelas!

O dia começou bem para mim... Na primeira aula quando sentei na cadeira para esperar a chamada, ela quebrou e eu me espatifei no chão. Sorte que tinham no máximo 10 pessoas na sala, as quais não conseguiam parar de rir da minha cara. O professor pegou a cadeira e falou “Eu acho que essa era uma cadeira bem velha” e eu respondi “É, acho que sim” e me sentei em outra cadeira.

Tentem entender o que aconteceu quando me sentei.
Depois na aula de inglês a professora continuo a ler ‘Romeu e Julieta’ e estava dividindo os personagens entre os alunos para que a leitura fosse feita. Aí ninguém queria ser o Romeo, e a turma começou a falar ‘O Gustavo vai ser o Romeo!’ ‘Vai Gustavo, seja o Romeo!’ ‘O Gustavo ainda não leu!’ aí a professora olhou para mim e falou ‘Você quer ser o Romeo?’ ai eu respondi que não e ela falou ‘Tenta?’ aí acabei aceitando.  Dessa vez não suei frio como na primeira leitura coletiva, mas não foi fácil não...

Na aula de matemática o professor estava pro crime... Veio com um papo de que pra ele não tinha problema nenhum infringir as regras do colégio e socar um aluno, porque a consciência dele continuaria limpa. Nos últimos 10 minutos de aula MR Cupido resolveu conferir a tarefa de casa e deu work squad (Continuar na escola 1 hora depois que as aulas terminam) para quem não tinha feito.

Não sei como, mas o zíper da minha calça voltou a funcionar normalmente.

Sábado – 21/04/2012
Passei o sábado todo em casa e no final da tarde tive o dia estragado por conta de uma taça. Uma taça!

Domingo – 22/04/12
Visitamos Robben Island e Waterfront, mas farei um post só pra isso.

Meu host dad completou um mês sem ir trabalhar, vamos parabenizá-lo né, porque ficar 30 dias em casa sem fazer nada não é para qualquer um!

Agora vou procurar forças pra começar mais uma semana... Até pessoal!

19 abril 2012

Paarl Mountain Reserve

No dia 11/04/2012 a professora de geografia enviou um comunicado aos pais sobre o passeio à 'Paarl Mountain Reserve', aonde iríamos com o objetivo de estudar geomorfologia, basicamente rochas. Eu comprei o uniforme necessário para o passeio (R80 aproximadamente R$20) e entreguei a autorização assinada somente um dia antes (Junto com o custo da viagem R25, aproximadamente R$6,25).

No dia 18/04/2012 eu acordei e montei minha mochila com as coisas que pediram para levarmos: água, lanche, uma blusa, minha câmera e celular. Vesti a camiseta do uniforme e estava preocupado por ir usando jeans ao invés da calça que pediram para usarmos. Mas eu não vi motivo para comprá-la, porque não pratico esportes na escola e usaria uma vez na vida.

Peguei o trem e fui para a escola normalmente. O estranho mesmo foi chegar lá e ver todo mundo de terninho e só eu "infringindo" as regras... Até pensei que os Guardians iam me chamar para perguntar o porquê de eu estar daquele jeito, mas nem isso.

Nesse dia depois da chamada todos tiveram duas horas de teste de inglês. Mas eu, depois da chamada, fui para o hall de entrada do colégio com os outros alunos, onde a professora já estava nos esperando. Ela repassou os nomes de quem estava faltando e fomos para o ônibus.

Lá esperamos uma meia hora... MS Holbrook deixou a mala dela com uma aluna e foi resolver coisas dentro do colégio. Nessa hora eu relaxei por ver que quase ninguém levou ao pé da letra a regra do uniforme.

Depois de nos dividirmos entre uma van e um mini ônibus, paramos na casa em que alguns professores e alunos de Congleton - Cheshire - UK para eles irem conosco. Eles vieram visitar Cape Town por uma semana, quatro professores e cinco alunos.

Alguns professores e Sophie (UK) foram no mesmo ônibus que eu. Depois de mais ou menos uma hora e meia de estrada, chegamos ao 'Taal Monument'.


 É um monumento em homenagem as línguas que influenciaram o desenvolvimento do 'Afrikaans', que é uma das línguas mais famosas aqui depois do inglês. As construções fazem relação com os continentes europeu, asiático e africano.

Uma mulher explicou toda a história de lá para nós e pudemos degustar duas comidas típicas da África. Avisaram que uma delas era algo muito doce e a outra era muito apimentada. Comi a muito doce, bem parecida com orelha-de-gato (para quem não conhece, a massa é semelhante à de donut) com uma calda bem doce por dentro. Bem gostoso!

É muito bonito e bem grande. Entramos nas torres, onde passamos por um chafariz e depois por um grande pátio. Lá a professora colocou um aluno para ler um poema em Afrikaans e depois duas alunas para traduzi-lo para inglês.

Em seguida voltamos para o ônibus e subimos boa parte da montanha 'Gordon's Rock' nele. No caminho comi uma parte do meu lanche. Chegamos ao início da trilha e o pessoal do UK começou a encher-se de protetor solar, vocês pecisavam ter visto como eles eram branquíssimos!



O trajeto começou com escadas, que davam acesso a um deck de madeira que nos levou à rocha 'Bretagneklip'. Antes mesmo de subirmos no deck, já tinha gente reclamando do tanto que teríamos que andar...

A subida foi em uma rocha extremamente grande. Aos poucos o trajeto ia ficando cada vez mais íngreme, até chegar o ponto de termos que usar da ajuda de corrimãos para subirmos. 


Ao chegar ao cume da rocha eu quase estava soltando o coração pela boca (Estar a 648,7m do chão não é pra qualquer um). Tiramos fotos com a turma, fotos com os alunos da Inglaterra e depois começamos a preencher uma atividade com relação à reserva. O difícil mesmo era impedir que a folha saísse voando.


Fizemos um lanche e depois descemos. Dizem que na descida o santo ajuda e realmente foi bem fácil de descer. Tirando a parte em que tínhamos que contrariar a lei da gravidade. Na última descida o Criss não queria descer porque disse que tinha medo de altura, desceu só de braços dados com duas professoras... A turma toda riu dele.

Voltamos para o ônibus e dessa vez Sophie e outra menina voltaram conosco. Mais uma horinha e meia e já estávamos no colégio de novo. Acabei pegando o trem atrasado e voltei sozinho pra casa.

Quando cheguei em casa tive uma surpresinha, o pessoal que me tem no facebook já sabe. Vocês tem que esperar pelo próximo update!

Adorei o passeio, mas agora vou ter que ficar sexta-feira depois do período das aulas para fazer o teste de inglês. Isso quer dizer que saio do colégio, na sexta-feira, lá pelas 15:30hr.

See you soon!

17 abril 2012

Três meses

Batam palmas para o aniversário de três meses desse intercambista que vos escreve! (E eu realmente fiz meus amigos baterem palma para mim na escola)


Esses posts de aniversário sempre serão mais curtinhos, afinal, venho aqui só pra dizer que estou há mais um mês na África do Sul.

Pois é, mais um mês se foi. Um mês que posso até julgar como rápido. No entanto, com relação à minha estadia aqui, eu penso que 3 ainda é um número muito pequenininho...

Existem horas que sinto uma dor por ver que o tempo realmente passa e que loguinho todo esse sonho acaba, mas também tenho meus momentos de bad mood em que eu queria fechar os olhos e abri-los somente no Brasil. O negócio é viver e deixar as coisas irem para frente. Eu escolhi entrar nesse barco agora ficarei até o final.

Posso dizer com toda certeza que essa experiência já rendeu uma boa bagagem de conhecimento e que vai render muito mais!

Nos falamos no próximo post... Só não esqueçam o blog até lá, ok?
Beijos!

13 abril 2012

Update semanal

#1 - Winter
O uniforme escolar mudou, eles chamam de 'uniforme de inverno'. Na verdade só para as meninas, que devem ou usar meia-calça preta por baixo do vestido ou calça comprida.

#2 - Bernie's House
Na terça-feira voltamos às aulas, mas na primeira semana as classes terminam uma hora mais cedo. Como eu já estava liberado da escola, passei dar um ‘oi’ para a Bernie. Descobri que a Marlene mudou-se para a casa dela e quando eu cheguei lá ela estava com visita. Bernie me apresentou para a mulher, disse que eu era intercambista e a mulher falou "Nossa, mas o inglês dele é muito bom". Passei uns 50 minutos lá e depois tomei o caminho de volta para casa.

#3 - Afternoon
Na quarta-feira eu passei a tarde na casa da Marlene e da Doro. Fomos até a academia que a Marlene frequenta para cancelar o contrato que ela havia feito, fomos no mercado, jogamos cartas e no final da tarde jantamos na casa da Bernie. Quando eu estava secando a louça, minha host mom chegou para me pegar e levar pra casa.

#4 - School
Pode até ser a primeira semana de aulas, mas os professores não deram moleza não. Em inglês começamos um trabalho com a leitura de 'Romeo and Juliet' e em história temos que escrever um trabalho de 600 palavras sobre alguém que teve destaque na história da África e mais 8 páginas narrando algum fato da vida do dito cujo.

#5 - Door
Essa semana minha família veio me chamar a atenção porque eu tinha deixado a porta da minha casa aberta e assim o cachorro conseguia entrar dentro de casa, mas eu não tinha deixado. No dia seguinte quando eu cheguei da escola, meu coelho de páscoa tinha sumido e meu lixo do quarto estava virado no chão, sem contar que fizeram a mesma reclamação. Mas antes de ir pra escola eu me assegurei que a porta estivesse fechada, conclusão: o Marley realmente consegue abrir a porta, mas minha host family não engoliu essa história. Agora combinei com eles de deixar a porta chaveada e abri-la quando for preciso.

#6 - Key
Fui fechar a minha porta com a chave, coloquei normalmente ela na maçaneta e girei. E girei mais uma vez, e mais outra até que percebi que a chave não parava de girar lá dentro. O porquê? Está quebrada e não tenho nem ideia como isso aconteceu. Hoje pretendo deixar meus host parents cientes disso.

#7 - Tie
Entrou um novo professor no colégio e é ele quem faz a chamada todos os dias na minha turma. Ele tem cara de duende e faz a turma manter silêncio ficando em pé no meio da sala e contando até cinco. Na sexta-feira ele foi com uma gravata do Batman pra escola, aí eu fiquei me questionando sobre a idade mental dele...

#8 - Train
O trem de Cape Town parece ser uma caixinha de surpresas, você consegue ver o que nunca imaginou ver. Na sexta-feira eu e o pessoal da escola vimos um cara carregando dois peixes enormes dentro do trem. Imaginem que perfume bom que não ficou dentro do vagão?!

#9 - Jim
Essa semana meu host dad não foi trabalhar de novo. Ele podia ter sido querido e me levado para a escola de carro já que de qualquer forma teria que acordar cedo para levar meu host brother para a escola... mas não. Anyway, se eu não entendi errado, sexta-feira ele vai fazer uma cirurgia nos dentes.

#10 - Facebook
Pessoal se alguém aqui do blog me adicionar no facebook, por favor se identifique. Ou me mande uma mensagem ou pode falar nos comentários que me adicionou. Andam chegando solicitações de amizade de pessoas que eu não faço nem ideia de quem são, aí complica...

12 abril 2012

ADSL

Oi gente, agora vocês não vão ver mais posts sobre eu reclamando da minha internet, finalmente estou com ADSL em casa!

Na terça-feira (10/04/2012), como o prometido, Telkom veio e instalou a linha telefônica e a internet em uma hora e meia, segundo meu host dad. Cheguei da escola quase chorando por pensar que não tinham vindo fazer a instação... depois quase chorei de alegria por saber que realmente haviam vindo. Minha host mom falou que não tinha a senha da internet, portanto eu teria que esperar até o outro dia, quando viria um email com o login e senha.

Na quarta-feira (11/04/2012) à noite Sharon me deu o papel com a senha e um email de acesso, mas quando tentei logar, o computador exibia uma mensagem dizendo que a senha estava errada. Minha host mom falou que entraria em contato no outro dia para saber o porquê dos problemas.

Na quinta-feira (12/04/2012) cheguei da escola decidido à arrumar a conexão. Meu host dad me avisou que tinha achado a senha correta colada embaixo do modem, usando essa senha, conectei a internet. Mas ainda assim, conectado, eu não tinha acesso a internet. Depois de virar o computador pelo avesso e não achar a solução, resolvi jogar no navegador o endereço IP da conexão. Caí no site do D-LINK onde eu tive que preencher um formulário para a liberação do modem, usando todos os dados do papel que minha host mom tinha me entregue. Aí já era, internet working!


Falei na webcam com meus amigos, com minha prima e quase na hora de dormir, com o meu irmão. Mostrei a casa toda para o Vinicius e até minha host family falou com ele. Depois Sharon veio me falar o quanto era incrível poder falar e ver uma pessoa que está tão longe...

Estou muito contente,
Abraços pessoal!

09 abril 2012

Happy Easter

06/04 – Sexta-feira Santa:
Aqui foi ‘Good Friday’ e feriado. Ficamos o dia todo em casa sem fazer nada... Tínhamos programado ir à igreja, mas adiaram para domingo. 

07/04 – Sábado de Aleluia:
O clima começou a esfriar com a chuva que não parou durante o dia inteiro. Meus host tios, Warren e Jolene, vieram para cá jantar e dormir. Jolene fez uma sopa muito boa, com frango e vegetais, mas em minha opinião ela exagerou um pouquinho na pimenta.

Jolene me pediu para ensiná-la como era ‘I love you’ em português, aí ela e minha host mom lembraram de uma música com ‘Eu te amo’ e começaram a cantar. Não sei como, e nem o porquê, mas elas chegaram ao ponto de cantar Rouge...  Foi muito engraçado.

08/04 – Domingo – Páscoa:
Eu acordei as 09h30min e o resto do pessoal às 11 horas. Já estava cansado de ser o único acordado na casa, mas fazer o que, não fui eu que fechei a noite anterior com cinco garrafas de vinho...

Eu disse bom dia, brinquei um pouco com as crianças e Warren falou ‘Aqui está seu presente de páscoa’ eu peguei e agradeci. Depois Sharon falou ‘Aqui está seu ovo de páscoa’, o qual eu também peguei e agradeci.

Me pareceu uma coisa tão fria, sabe? Como se fosse ‘Ah, tá aí teu presente’ ou ‘Já que comprei pra todo mundo, vou comprar pra você também’. Não teve toda aquela expectativa em torno do  presente, da minha reação quando o recebesse, se eu ia gostar ou não...

Em seguida foi minha vez de dar presentes. Todos estavam na sala tomando café da manhã quando eu cheguei com minha sacola e falei ‘Agora é minha vez de dar os presentes de vocês’. Comecei pelo Warren, depois Sharon, Jim, Jolene e Maxine. 

Os presentes que comprei
Por sorte eu comprei umas barras de chocolate a mais, o que foi o presente dos meus tios. Para meus host parents dei uma caixinha com ovinhos de várias cores e para meus irmãos eu dei coelhinhos de chocolate.

Warren agradeceu pelo chocolate, Sharon fez o mesmo, Jim falou um ‘thanks’ e voltou a ver televisão (Na hora eu senti uma espécie de ‘se eu soubesse não teria me preocupado com o seu presente’), Jolene falou ‘Você tem chocolate pra mim também? Te amo, te amo!’ (O português que eu ensinei na noite passada) e me deu um beijo e quando eu dei o coelho pra Maxine, Sharon falou ‘Olha só Max, que coelho bonito! Fala obrigado pro Gus’.

Almoçamos pizza às 3 horas da tarde, assistimos ‘Titanic II’ (E eu não recomendo o filme, tenho meus motivos, começando pelos péssimos efeitos especiais...), um pedaço de ‘Percy Jackson’ e depois fomos para uma festa na casa da Ashleigh.

Todo mundo já colocou cachecol, touca e casacões por conta do frio. Para mim não passou de um típico dia de frio em Curitiba.

Maxine agasalhada
Chegamos abaixo de chuva e antes de sair do carro meu host dad falou ‘Nós realmente precisamos ir?’. No final das contas entramos, cumprimentamos um monte de gente que eu não conhecia, cumprimentamos algumas pessoas da minha família, nos servimos na mesa de bolos, jantamos e depois fomos embora.

Menina, Ashleigh, Emma e Gustavo
Até então eu achava que era só uma festa em comemoração à Páscoa, mas depois fiquei sabendo que era uma festa em comemoração ao batismo de Ashleigh na Igreja (New Apostolic Church), aí tudo fez sentido! O porquê de algumas pessoas terem usado terno, o porquê da Ashleigh ter usado vestido de festa...

Voltamos para casa, Sharon me entregou os presentes que tinham dado para mim, usei a internet e eu inaugurei meu pijama com mangas longas e calças compridas.

09/04 – Segunda-feira – Easter Monday: 
Foi feriado aqui e meu último dia de férias. Na hora do almoço fomos ao shopping que inaugurou aqui perto de casa para comprar novos uniformes para o Jarrod. Descobri várias lojas com preços bons e até vi algumas opções de presentes para o pessoal do Brasil, mas dessa vez não comprei nada.

Justo no dia que meu quarto não estava numa situação “visitável” minha host avó deu uma passadinha aqui... E no final da tarde ela cortou meu cabelo.

South Africa X Brazil
Quando as pessoas começaram a falar em comprar ovos de páscoa, eu achei que os supermercados ainda não estavam preparados para a páscoa, já que eu não tinha visto os ovos de páscoa expostos. Mas me enganei... Aqui não tem ovo de páscoa como no Brasil, no máximo são ovos (fininhos) de chocolate com papel alumínio colorido por fora, coelhos de chocolate ou barras de chocolate.

Aqui as pessoas não desejam feliz páscoa para os outros.

Não achei nada de legal na páscoa daqui. Parecia mais um final de semana normal, como se não se tivesse a ressurreição de ninguém para celebrar.

O que a pascoa me rendeu

  • Coelho: Ganhei da host avó e foi o que eu escolhi no super mercado. O coelho é de chocolate e é oco.
  • Caixa de ‘Easter Eggs’: Ganhei de um casal de amigos da minha host mom. Eles me entregaram na sexta-feira quando fizeram uma visita rápida aqui em casa. São marshmallows com cobertura de chocolate.
  • Barra de chocolate, Ovo, 50 rands e cartões postais: Ganhei da Anne, a irmã da minha host avó. Ela foi bem generosa nos presentes.
  • Coelho: Ganhei do Warren e da Jolene. Ele é tão bonito que dá até dó de morder.
  • Cestinha de papel: Ganhei da minha host prima, Emma. Ela deve ter uns oito anos e ela mesma fez as cestinhas e colocou alguns chocolates dentro. 
  • Caixa de Kit Kat: Ganhei dos meus host parents. Vem com um ovo e com uma barra de Kit Kat Chunky dentro.
Amanhã está marcada a instalação da internet aqui em casa e o Term 2 inicia... Então, pessoal do Brasil, pensamento positivo pra mim!

(Estava escrevendo esse post e o amorzinho que é meu host brother não parava de gritar, o que me tirou do sério)

08 abril 2012

Special Update - Holidays

Oi pessoal, resolvi colocar minhas férias em um só post. Aqui embaixo vocês podem conferir o que fiz nessas duas últimas semanas.

1ª Semana

26/03 – Segunda-feira: Eu não estava nenhum um pouco afim de ficar em casa sem fazer nada, e mesmo sem ter ninguém pra ir comigo, peguei minhas coisas e fui pra praia. Passei a tarde toda lá, escutei música, fiz palavras cruzadas, nadei e me torrei. Depois peguei o trem e voltei pra casa.

27/03 – Terça-feira: Passei o dia todo em casa sem fazer nada.

28/03 – Quarta-feira: Ashleigh e Logan vieram aqui em casa e foi bem divertido. Nós escutamos música, brincamos com a Maxine, eu mostrei todas as minhas fotos do Brasil pra elas e Ashleigh mostrou as fotos da viagem que ela fez para a Nova Zelândia. Ganhei da Logan umas pulseirinhas coloridas e dei para cada uma um chaveiro do Brasil. Tambem, marcamos na parede nossa altura e o mes, para compararmos no final do ano. Para fechar o dia com chave de ouro, no final da tarde eu recebi a primeira ligação do meu pai.

Ashleigh, Gustavo e Logan
29/03 – Quinta-feira: Fiz o passeio ao Cape Point.

30/03 – Sexta-feira: Fiquei em casa e quando minha host mom voltou do trabalho me falou que tinha mandado um e-mail à Telkom e na resposta eles avisaram que dia 10/04 a instalação da ADSL seria feita. Antes do jantar, meus host parents usando o facebook no blackberry, pediram para eu traduzir o que minha mãe e minha prima tinham falado e eles também viram as meninas que eu mantive contato no facebook e cismaram que elas eram minhas namoradas.

Utilizando meu (longo) tempo livre
31/03 – Sábado: Durante a tarde fomos ao Canal Walk e almoçamos no ‘Panarottis Pizza Pasta’. Eu comprei créditos para meu celular e para o penmodem e meus host parents compraram os telefones para quando a linha telefônica chegar. A noite teve a ‘Hora do Planeta’ aqui, desligamos todas as luzes e durante uma hora sobrevivemos à luz de velas.

01/04 – Domingo: À tarde eu fui ao Cavendish encontrar a Malu e comprar os presentes de Páscoa para o pessoal daqui de casa.  Depois de voltarmos para casa com minha host mom jogamos vídeo-game, vimos filmes e depois fomos dormir. Foi quando eu usei internet no celular da Malu e fiquei até as 02:15AM falando com o pessoal do Brasil, até que eu dormi e nem percebi.

Nosso drink de limonada com maracuja no 'Spur'

2ª Semana

02/04 – Segunda-feira: A Malu passou o dia todo aqui em casa, fizemos uns sanduíches de almoço, assistimos filmes e a noite Sharon a levou pra casa. No caminho estávamos falando sobre falar outro idioma e minha host mom falou “Quando o Gus chegou aqui o inglês dele era terrível, terrível... Você lembra quando eu tive que te mostrar o que era uma cebola? O Jim no início não gostava de falar com o Gus porque eles não se entendiam por conta do inglês. Mas agora o Gus entende tudo! Ele e o irmão dele conseguem até ter pequenas brigas [...] Não sei se eu, com 15 anos, teria coragem de fazer o que vocês estão fazendo agora”.

03/04 – Terça-feira: Passei o dia todo em casa, fiz alguns uploads de fotos no facebook, assisti filme e minhas costas começaram a descascar.

04/04 – Quarta-feira: De manhã eu fui ao shopping que inaugurou aqui perto de casa com minha host avó e com a Logan.  Andamos por tudo e almoçamos no ‘Wimpy’. Na volta pra casa paramos no mercado, onde minha avó me mandou escolher meu presente de páscoa e eu comprei uma agenda por R12 (Aproximadamente R$4). Me mudei para o andar de cima da minha beliche... sei lá, tava precisando mudar alguma coisa.

Minha beliche e eu
05/04 – Quinta-feira: Passei o dia todo em casa sem fazer nada.

E o pior de tudo é que nessas últimas duas semanas meu host dad ficou em casa porque teve algum problema nos dentes. E ao invés dele levar Jarrod e eu para um passeio ou coisa do tipo, não, ele passava o dia todo dentro do quarto vendo televisão. Aí os dias em que eu fiquei em casa foram mais chatos ainda porque eu não podia trocar o canal porque o Jim estava assistindo... 

Hoje é Páscoa... Então feliz páscoa pessoal! Logo, logo sairá um post sobre isso. Tchau, fiquem com Deus.

03 abril 2012

Cape Point

Na quinta-feira passada (29/03/2012) fui a um passeio até Cape Point com a Anne (irmã da minha avó) sua colega de trabalho e a filha dessa colega, Alexis.

Acordei às 07 horas, tomei café da manhã, montei minha mochila e a as 08 horas eu estava esperando Anne no portão da minha casa. O carro era pequenininho e eu tive que ficar com a cabeça abaixada para caber dentro dele.

No caminho passamos por Muizenberg, St James, Kalk Bay, Fish Hoek e Simon’s Town e Anne ia me contando a respeito dos lugares conforme avançávamos. 

Chegamos à reserva natural de Cape Point, passamos pela portaria e seguimos para a área em que ficava a trilha ‘Sirkelsvlei’ com direção a ‘Olifantsbos’. Estava fazendo muito frio e Anne me emprestou uma blusa, que era feminina, mas ninguém precisa ficar lembrando isso.


A trilha começou com várias subidas em meio às rochas e depois quando já estávamos em cima da montanha o trajeto ficou plano.  Conseguimos ver alguns ‘Red Hartebeest’, que quando nos viram se espalharam e saíram da trilha.

Descemos a montanha e demos de cara com a praia. Eu e Alexis tivemos que esperar Anne e a amiga dela porque elas tinham ficado muito para trás de nós. Seguimos andando na beira da praia até que alguns babuínos apareceram e tivemos que espera-los sair do trajeto.

Pegada do baboo
Eu acho esses macaquinhos super legais, até me arriscaria a chegar perto. Mas aqui eles realmente têm medo de animais, andam de janelas e portas fechadas dentro da reserva e é cheio de placas alertando que babuínos são animais selvagens e jamais devem ser alimentados.

Na praia podemos ver dois barcos naufragados, um deles é o barco de Nolloth (1965) e o outro de Thomas T. Trucker (Shipwreck Trail – 1942).  Nós paramos para tirar fotos e subir nas ferragens.



Encontramos na areia uma parte enorme de um osso de baleia e era possível umas três pessoas sentarem nele ao mesmo tempo.


Voltamos para o carro, onde fizemos um lanche e Anne me deu um chocolate chamado ‘Tex’ (Que é muito bom e tem três camadas: Bis – Suflair – Bis).

Seguimos para o centro de informações onde podíamos usar o banheiro e ir ao museu. Lá tinham explicações sobre as espécies de plantas e animais que habitam a reserva. Também tinha o certificado de registro dos barcos naufragados e um painel para explicar a degradação deles com o passar dos anos.

Na entrada do museu havia um esqueleto de uma baleia e uma placa mostrando a qual parte do corpo o osso pertencia, é incrível imaginar que já existiu um animal daquele tamanho todo!


No livro de visitas tinha uma ‘Mônica Esteves’ do Brasil e a data da visita era a mesma que a minha. Fiz como ela e escrevi de onde eu era e meu nome.

Depois fomos para o antigo farol que funcionou de 1860 até 1919 e a luz dele podia ser vista em até 67 quilômetros de distância. Para eu e Alexis irmos até ele, pegamos uma espécie de bondinho com trilhos chamado ‘Funicular’. Mesmo assim, ainda tinha uma série de escadarias para chegar ao topo...


A vista de lá de cima era linda e pude tirar várias fotos. Além do farol, havia um poste com o nome de várias cidades famosas e a distância delas em relação a Cape Town. 

Rio de Janeio - Brasil: 6.055KM
Tivemos que descer a pé e corremos em boa parte do caminho. Ao chegar embaixo, fomos à lanchonete (Onde comprei um Muffin gigante e uma Coca-Cola) e na loja de souvenires. Lá se eu pudesse compraria tudo! Tem tanta coisinha bonita de lembrança da África do Sul... Mas o que estraga é o preço. Acabei comprando uma pulseira e um cartão postal.


Em seguida fomos ao ‘Cape of Good Hope’ que é o ponto mais ao sul do continente africano. E acho que a maioria das pessoas lembra da história do ‘Cabo das Tormentas’ que virou ‘Cabo da Boa-esperança’, não é?

Lá fazia um vento muito forte, muito mesmo, que chegava a desequilibrar-nos quando ficamos de pé. E tinha fila para tirar uma foto como essa daqui:


Para fechar o passeio fomos ao monumento em homenagem ao Vasco da Gama, que é um pilar com uma cruz no topo e um painel explicando quem ele foi.

Quando pegamos a estrada para sair da reserva vimos uma família de babuínos atravessando a rua tranquilamente com os filhotinhos.


Anne me deixou em casa quando a chuva estava comecando e disse que vai me convidar pra mais passeios como esse... Eu adorei!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...