23 março 2012

Update semanal

#1 – English
Na semana passada a professora de inglês fez uma piada com um menino que não ficava quieto na aula e eu e o resto da turma rimos. Aí ela falou “O Gustavo riu da minha piada... É sinal que seu inglês está melhorando!”.

Esses dias atrás eu estava conversando com minha hostmom e ela falou que meu inglês melhorou, que minha capacidade de entender melhorou. Ela também disse que talvez em junho mais um intercambista venha morar conosco e eu vou ter que ensinar tudo pra ele.

#2 – Netball
Na terça-feira à noite fomos assistir minha host mom jogar netball com o pessoal do trabalho dela. O jogo foi no último piso de um estacionamento, onde tinham quadras de grama sintética cobertas para vários tipos de esporte.

Eu não sei ao certo o que é Netball, mas aparenta ser uma espécie de basquete jogado com uma bola de vôlei. E eu acredito que a Sharon também estava vendo o que era netball ela primeira vez na vida, porque olha...

No final das contas o time preto marcou 14 pontos contra 4 do time branco, o time da host mom. Depois do jogo compramos o jantar no KFC, minha primeira vez em um dos fastfoods famosos daqui.

#3 – HumanRights
Na quarta-feira (21/03/2012) foi dia dos direitos humanos e foi feriado aqui na África do Sul. Eu fiquei em casa o dia todo assistindo TV. De novidade mesmo foi o fato de a minha mãe me ligar e eu aprender a mandar SMS pro exterior.

Depois de eu falar que ouvi dizer que as outras operadoras de celular eram mais baratas que ‘Vodacom’, Sharon comprou um chip da ‘Cell C’ para que eu possa usar internet. Agora falta o penmodem (Que ela disse que também vai comprar, porque quando eu voltar pro Brasil o aparelho fica com ela) e os créditos.

No final do dia eu e minha hostfamily estávamos conversando e eles novamente insistiram para minha família vir para cá no final do ano. Até perguntaram quando meu irmão voltava dos EUA e eu respondi que era antes do natal e a Sharon falou “Então! Fala para ele vir para cá e vocês podem voltar juntos pro Brasil em janeiro!”.

#4 –Newspaper
Nessa semana foi distribuído no colégio um jornal produzido por vários High School de Cape Town. A capa é uma foto da Adele e dentro uma matéria sobre os prêmios que ela ganhou e a letra de ‘Rumour has it’. Isso me lembrou dos momentos com meus amigos cantando Adele (mesmo com meu inglês todo torto) e um e-mail que minha mãe me mandou esses dias atrás “Filho, quando você estiver triste canta Adele, quando ouço eu lembro de você”.

#5 – Train
Na quinta-feira de manhã fui para a estação e peguei um trem mais lotado do que de costume. No meio de todo aquele empurra-empurra dentro do trem, tenho certeza que senti um cara tentando desabotoar o bolso da minha calça para pegar minha carteira. Mas na hora coloquei a mão encima do bolso e o cara desceu na estação que o trem havia parado. Nessa hora meu boton com as bandeirinhas do Brasil e da África do Sul se despregou do meu blazer e caiu no chão. Agora imagine eu me agachando para achar o dito cujo... E achei! Só perdi a tarraxa, que depois uma mulher achou e me entregou.

#6 – Holidays
Hoje é o último dia de aula, receberemos o report e depois duas semanas de férias! Nessa última semana de aulas, tivemos vários ‘freeperiods’ porque os professores ou faltaram ou já tinham finalizado o conteúdo do term. 

06:00AM - Minha animacao para ir para a escola
 Note: Lembram o post do casamento? Agora tá com fotos!

18 março 2012

Freshly Ground Concert

No dia 18/03/2012 o YOU2AFRICA organizou mais um passeio com todos os intercambistas. O destino foi Kirstenbosch Garden onde teve o show do Freshly Ground.

As 15:30hr eu e minha host mom estávamos esperando no lugar marcado a van do programa. Mas Ben, Svenja e eu acabamos indo com um outro cara, que tem dreads loiros até a bunda e ouviu música indiana no trajeto. Um tanto quanto estranho, não?

Ao chegar lá andamos até os portões do show e todos os outros intercambistas já estavam esperando. Aí Michelle deu os ingressos e entramos.


As pessoas levaram mantas para sentar em cima e cestas com comida e bebida. O palco ficava no fim da decida, assim todos conseguiam ver o que se passava lá na frente.

Passamos horas conversando e rindo em português. Por falar nisso, chegou mais um brasileiro em Cape Town. E o outro que conhecemos no último passeio voltou pro Brasil por ter infringido as regras do programa.

O show foi encerrado ao som de WakaWaka, que foi a hora em que todo mundo ficou de pé e começou a cantar e dançar.

Depois eu e parte dos intercambistas pegamosa van e um outro pessoal voltou com o cara que nos trouxe para o show.

Sharon não tinha chego ainda e o Ben ficou junto comigo esperandominha hostmom chegar.

O passeio foi muito bom e eu não queria que o dia acabasse L

17 março 2012

Dois meses

E olha quem está aqui para falar que completou 60 dias em Cape Town?!




Tem horas que parece que foihá alguns dias que eu estava escrevendo o post de um mês e tem horas que o tempo passa em câmera lenta. Tem horas que eu penso ‘Nossa, já se foram 2 meses!’ mas tem outras que eu penso ‘Poxa, ainda faltam 10 meses’.

Mas a gente vai vivendo um dia após o outro, superando (ou tentando superar) os problemas que vão surgindo e bola pra frente.

Posso falar que meu inglês melhorou mesmo. Pelo menos alguma coisa de tudo que as pessoas falam eu consigo entender ede alguma forma eu consigo falar o que quero.

A relação com alguns membros da minha host family mudou um pouco, mas isso é o de menos. No mais tudo bem.

Já fiz amizades no colégio, o que torna menos chato o fato de ter que ir pra escola...

A saudade é óbvia!

Piquenique and Party

No sábado a família inteira foi para um piquenique em um parque na Península de Cape Town.

No caminho vimos dois babuínos enormes sentados na beira da estrada, mas foi tão rápido que não consegui tirar foto. No trajeto vi várias placas com alertas de animais na pista.

Lembram do Zé-Colmeia? O parque é mais ou menos no mesmo esquema, com guarita e guardas... Mas sem ursos.Pagamos R6 (R$1,50) por pessoa para poder entrar e usar o espaço, que é uma churrasqueira e uma mesa.


Quando chegamos, boa parte da família e amigos já tinha chego e arrumado tudo para o almoço.

Passamos a tarde toda lá, até que às 17hr uma guarda veio avisar que o parque estava fechando e ela daria meia hora de tolerância para arrumarmos as coisas e sairmos.


Depois voltamos para casa, passamos na casa da host avó e fomos para a festa de aniversário da irmã do meu host dad, que estava completando 30 anos. Eu já tinha visto aquela mulher (aliás, ela tem um filho bem pentelho), mas não fazia ideia que ela era irmã do host dad...

Chegamos por volta das 19hr e voltamos as 22:30hr. Eu não conhecia ninguém, e para ajudar, meushostparents simplesmente saíram conversar e eu fiquei tipo ‘???’ Me sentei em uma cadeira e lá fiquei... para vocês terem ideia eu dormi sentado. Enfim, foi realmente entediante.

Um pessoal que estava na festa acabou vindo dormir aqui em casa depois. 

16 março 2012

Cricket

Na sexta-feira passada fomos assistir um jogo de cricket no ‘Western Province Cricket Club’ dos Cape Cobras contra Sahara Park Newlands. Um dia antes meu host dad apareceu com os tickets e falou que tínhamos programa para o próximo dia a noite.


O carro ficou em um estacionamento e andamos até o estádio. Chegamos no ‘Presidente PavillionUpper’, o prédio que dava acesso aos camarotes, e subimos até o 4º andar. O camarote tinha uma cozinha, bebidas e petiscos, uma tv para assistir o jogo e o acesso às cadeiras, para também assistir o jogo.

Dividimos o espaço com um monte de gente que eu nunca tinha visto na vida e eu desconfio que o camarote foi comprado pela empresa onde meu host dad trabalha.

Jim comprou hot dog(Pão + Salsicha + Cebola) para mim e pro Jarrod, e o atrativo do sanduíche era o tamanho: ele era vendido por ser maior que o nosso pé. Eu comi só metade do meu porque a salsicha não era das melhores e era realmente grande.


Eu nunca tinha ido a um estádio, nem de futebol no Brasil. O estádio é realmente grande e estava bem vazio. Mas eu pude ter uma boa visão do jogo.

Não sei como se joga cricket... Só sei que alguém joga a bolinha e outro rebate, tipo ‘bets’ que jogávamos na rua da minha casa quando éramos criança.

Ficamos lá das 18hr até 21:30hr. Na volta para casa meu host brother (E coloca ‘host’ nisso, porque de ‘brother’ não tem nada...) arranjou problema e isso estragou meu dia. Depois, eu acabei assistindo tv e dormindo no sofá da sala e lá pelas 01:30hr acordei e fui pra minha casa.

15 março 2012

Update semanal

#1 – Magazine
Final de semana passado eu vi no mercado uma revista com a Fernanda Lima na capa, falando sobre o TV show ‘sex and love’. É tão bom quando sentimos o Brasil um pouco mais pertinho da gente, sabe?

#2 – Beach
Na segunda-feira à tarde eu fui à praia de Muizenberg com os outros intercambistas. Depois do colégio, Ben e eu nos trocamos na casa da Svenja e todos nós fomos andando até o mar. A água é bem melhor do que da praia de Camps Bay... dá até pra ver peixinhos passando ao nosso lado.

Mas em Muizenberg é cheio de avisos e alertas por conta de tubarões, até me alertaram sobre um alarme, que quando soar devemos sair da água.

Depois peguei o trem e voltei pra casa.

#3 – Google Earth
Numa aula de geografia dessa semana, a professora estava falando sobre mapas e suas distorções com o passar do tempo. Aí enquanto ela esperava o software carregar no computador dela, mostrou Curitiba e Hamburg (a cidade da outra intercambista) no Google Earth. Ela também falou que conhecia minha cidade, porque viu há alguns anos atrás um documentário sobre a sustentabilidade em Curitiba.

#4 – Pão francês
Na terça-feira comi a coisa mais próxima de um pão francês existente aqui. Mas óbvio que não é como o pãozinho brasileiro né? Na minha casa só se compra pão de forma.

#5 – Confidence
Ontem eu cheguei da escola e me deparei com um envelope com o nome da minha mãe para mim.  Chegou em exatos 7 dias, como ela tinha falado. Eu abri e era meu novo cartão, dessa vez em rands e sem cobrar taxas como o da World Study, e ao lado tinha um recadinho do meu pai e da minha mãe. Imaginem se eu não explodi de felicidade?!

#6 – Stomach
De quarta para quinta-feira não passei muito bem aqui... Senti um mal-estar horrível na barriga. A nanny sugeriu que eu bebesse Coca-Cola. Quem é que fala isso, pai?

#7 – Holidays
Falta uma semana para o primeiro Holiday! Vamos ter duas semanas de férias e depois inicia o Term 2. O que está me assustando é o fato de que eu talvez tenha que sobreviver sem internet ou comprá-la.  

13 março 2012

Jolene & Warren Wedding


(Oi gente, mais uma vez vocês terão que me desculpar. Esse post foi feito recheado de fotos, mas esses computadores do século passado da biblioteca travam a cada upload de imagem que tento fazer. Quem sabe mais pra frente eu atualize esse post, mas por enquanto deixo só o texto...)

Nesse sábado foi o casamento do irmão da minha host mom. Como já contei em outros posts, já fazem algumas semanas que a família se mobilizou por conta dos preparativos da festa.
A placa que foi usada no carro
 No sábado de manhã Sharon deixou Maxine conosco e foi a salão de beleza. A tarde ela voltou pra casa, pegou o vestido e minha host sister e foi se arrumar com o resto das mulheres da família. Para minha casa veio o noivo, um amigo dele e o padrinho.
As 12hr meu host dad mandou eu me arrumar porque sairíamos de casa as 13hr. Fiz como ele pediu e 20 minutos depois eu já estava pronto, mas tinha mais 40 minutos para esperar com um calor insuportável dentro de um terno.


Passado isso, nos dividimos em dois carros para ir até o lugar em que seria celebrado o casamento. Eu fui com o Paul (Aquele amigo do noivo, lembram?) e com meu host brother. Paramos na casa da host avó para pegar uns bolos e alguns arranjos de flores e depois Paul dirigiu uns 20 minutos por uma avenida beira-mar que eu nunca tinha visto e que é linda.
O lugar estava quase deserto, 1:30hr antes do casamento. Eu e Jarrod esperamos num hall de entrada um bom tempo até que eu saí tirar fotos.




Finalmente a hora chegou, todos os convidados foram para uma ilha, onde foram postas cadeiras e o altar para que o casamento fosse celebrado. Só estávamos à espera da noiva. Quando a marcha nupcial começou  tocar, as daminhas entraram espalhando folhas secas pelo chão e Jolene logo atrás com seu pai.

Foi bem rápido lá na frente... Depois que os noivos saíram, foi servido um coquetel com torradas e patê, sucos e champanhe à vontade. Todos comeram e conversaram enquanto Jolene e Warren tiravam fotos com o fotógrafo (que tinha uma Nikon, e adivinhem se eu não fiquei de olho nela).



Jolene jogou o buquê de flores ao som de ‘Single ladies’ e Warren tirou da perna da noiva o (não sei o nome daquilo... sabem aqueles elásticos que as mulheres colocam na perna pra ficarem sexy? então) e jogou.




Warren chamou todo mundo com o microfone e fez um discurso, agradeceu a presença de todos, contou a história do casal, coisas assim. Coisas que eu consegui entender. Jolene fez o mesmo depois.



Aí eles dançaram uma música bem lenta juntos e todo mundo ficou assistindo.
O almoço foi servido em cestas. Cada família tinha a sua, com bandejas prontas com a comida, indicadas com balões e o nome das pessoas pendurados nele (Tinha até o meu nome na cesta!). Tinha carne, salada de batata, torta e espetinho de frutas. As crianças tinham a comida separada, que foi servida na hora.



A cesta também vinha com a lembrancinha e com uma manta, que os convidados podiam estender no gramado e sentar.
Todo mundo almoçou e passou a tarde lá.  O sol se pôs e as pessoas começaram a ir embora. Nós e o pessoal da família fomos os últimos a ir embora e só fomos embora porque vieram dizer que o lugar estava fechando... 21hr.
Fizemos um túnel, tipo de festa junina, para os noivos passarem e irem até o carro.
Mas a festa continuou na casa da host avó. Eu dormi umas duas horas dentro do carro, depois saí e ainda todos estavam tomando champanhe... isso foi até as 24:30hr.


Eu destruido no final da festa
Cheguei em casa um caco e mau consegui tirar o terno para cair na cama e acordar só no outro dia.
Domingo de tarde fomos na casa da host avó de novo, desta vez para assistir Jolene e Warren abrindo os presentes. Faz um tempinho que todo mundo estava falando que era pra eu fotografar o casamento, fiz como pediram e exibiram as fotos na tv da sala. Fizeram ótimos comentários à respeito delas e depois Jolene chegou e falou pra mim “You are a good photographer, Gus”. Aí me conquistaram de vez né?
Foi isso... Kisses!

11 março 2012

ST Mary's Church

Na sexta-feira passada (09/03/2012) fui a Igreja St Mary com duas amigas da escola, Aurore e Grace. Era o segundo convite delas, confesso que não estava muito afim de ir, porque elas me falaram que começava por volta das 17hr e não tinha hora pra acabar, que costumam ir embora 21hr da Igreja... mas foi completamente diferente do que eu imaginava.
Voltei da escola, me arrumei e como combinado, as 17hr estava na casa da Aurore (Antes de eu sair minha mãe me ligou, o que deu um up no meu dia). Conheci a família dela e uma meia hora depois o pai dela nos levou a Igreja, que fica bem perto, uns 5 minutos de carro.
Ao chegar lá, encontramos um monte de gente da nossa idade, aos quais eu fui apresentado. Depois, Aurore me apresentou ao resto do pessoal da Igreja e ao Padre. Ele conversou muito comigo, falamos sobre pontos turísticos católicos no Brasil e coisas do tipo... Ele também ganhou pontos positivos comigo por dizer que meu inglês é bom.
Eu achei que estava indo a uma missa, mas não. É um coral de jovens, que se reúne toda sexta-feira para cantar e ensaiar para as missas de domingo. Quem rege o coral é o Stuart, um sujeito baixinho que toca piano.
Eu adoro cantar, mas sou péssimo. Imaginem em inglês?! Mas correu tudo bem, cantamos musicas fáceis, uma delas foi “Per crucem”, em italiano, que tem a pronúncia bem próxima do português.
Quando eram 20hr a aula acabou e estávamos dispensados para voltar pra casa. Mas nesse dia era aniversário do Stuart, e preparam uma festa surpresa pra ele depois do coral. Gritamos “Surprise!” e cantamos parabéns... Tinha bolo, snacks e refrigerante.
Mandei uma SMS para minha host mom e ela foi me pegar na Igreja.
Adorei o coral!

08 março 2012

Update semanal

#1 – Marks
Logo na segunda-feira já comecei a receber alguns dos resultados dos testes que fiz semana passada. Eles não foram impressionantes nem nada...
  • Geography: 48 marks de um total de 100. A professora escreveu ao lado do meu resultado “Well done =)” e depois da aula me falou que estava ótimo pra alguém que estava estudando tudo aquilo em um novo idioma. A outra intercambista ficou com 28 marks.
  • English essay: 25 marks de um total de 50. A professora escreveu no final da minha produção de texto “Good Gustavo”. Uma das meninas que senta comigo nessa aula atingiu 25 marks e a outra 28. E em English Language fiquei com 9 marks em um total de 35, as meninas que sentam comigo ficaram com 7 e a outra 9.
  • History: 35 marks de um total de 75. A outra intercambista ficou com 39 marks. 
  • Life Science: 43 marks de um total de 100. Nos testes de todos a professora escreveu o total de marks e  desenhou uma carinha para representar o quanto por cento havíamos atingido, acabei ganhando “:/” sendo o máximo um “J”. As duas meninas que sentam comigo nessa aula ficaram com 42 marks e ganharam “L”.
#2 – Throat and ADSL
De segunda à quarta-feira minha host mom ficou em casa para cuidar da Maxine que estava com um tipo de infecção na garganta. Aí só na quinta-feira que a Sharon pode correr atrás do assunto da ADSL... e não é que ela foi mesmo?! O plano tem valor de R399 (Aproximadamente R$99,75) mensais, com linha telefônica e 5GB de internet, mais o modem, um penmodem e instalações grátis. Agora na próxima segunda-feira ela vai fechar o contrato e só terei que esperar a instalação.  Eu agradeci e toquei no assunto referente ao pagamento, mas eles falaram que isso todos da casa precisam e é para todos usarem, acabei tirando minhas próprias conclusões...

#3 – Movies
Essa semana vi meus primeiros filmes no colégio. O primeiro foi “To save a life” em Physic Education e o outro foi em History, a respeito de Portugal e Espanha, mas era tão interessante que acabei tirando um cochilo (eu e metade da sala) e só acordei quando Criss me cutucou e disse que era pra eu prestar atenção.

#4 – Indicações
Um pessoal me pediu pra deixar o blog deles aqui para que vocês possam visitar, então vai lá: Giovanna, de Curitiba vai para o Canadá e Mariana, de Goiânia está na França.

Nessa sexta-feira vou à Igreja com umas amigas do colégio e no final de semana tenho um casamento.

See you soon!

04 março 2012

China Town and Canal Walk

No sábado de manhã meu host dad trabalhou e a host mom queria ir atrás de um vestido para o casamento da semana que vem.

Enquanto nos arrumávamos pra sair, minha host sister resolveu mexer nos papéis da gaveta do meu host dad e eu vi o meu envelope, do cartão de natal que eu mandei pra cá, lembram? Sharon me disse que chegou uma semana antes de eu desembarcar aqui.

Fomos ao “China Town” um aglomerado de lojas de roupa e bugigangas made in china. Depois de a host mom andar por tudo e comprar alguns vestidos (Preciso destacar que ela pagou R35 em um vestido de festa, por volta de R$8.75) passamos no drive thru do MC Donald’s e ela comprou nosso almoço. Quando chegamos em casa o host dad já estava esperando.

Depois de almoçarmos fomos ao Canal Walk. Compramos uma televisão nova, as roupas do Jim para o casamento, a maquiagem da Sharon e eu tentei comprar um relógio, mas não achei o modelo que eu queria.

No meio do shopping tinha um espaço para arrecadação de fundos para o tratamento de câncer. Pagando R50 você podia raspar o cabelo ou colorir com spray. O host dad acabou raspando o cabelo.

A host sister furou as orelhinhas! Depois de muita insistência do Jim, Sharon acabou deixando. Os brincos foram colocados na loja do shopping mesmo e Maxine saiu aos berros de lá dentro.

Também passamos na TELKOM, a empresa que disponibiliza linha telefônica e ADSL aqui na África do Sul. Pegamos o formulário para requisição da linha e também a tabela de preços. Pra quem acha que estou fazendo tempestade em copo d’água, dê uma olhadinha nos preços: Penmodem 1,5GB – R369 (Aproximadamente R$92.25) e ADSL 10GB – R258 (Aproximadamente R$64,50).


Ao voltar pra casa Sharon fez aquela pizzas deliciosas com frango e bacon. E pra fechar a noite, tive uma ótima surpresa, às 01h46min minha mãe finalmente conseguiu me ligar! Ela estava louca por eu não ter dado notícias por mais de uma semana, mas todo mundo sabe do meu probleminha com internet, não é? Falei com minha mãe, com meu pai, com meu avô (Aproveitei e dei os parabéns pra ele, 79 aninhos) e com minha avó.


E no domingo, fomos novamente ao China Town, porque dessa vez a host mom estava atrás de um sapato para o casamento. Na volta pra casa passamos no Food Lover’s, fizemos compras e almoçamos no café que tinha lá.

Passei o resto do dia em casa, caçando coisas pra fazer. Acabei reorganizando os móveis do meu quarto, mudei de lugar o beliche e o guarda-roupas.

02 março 2012

Update semanal

#1 – Brother
Não faço idéia de quando esse post vai ao ar, mas por falta de internet deixei algumas datas passarem em branco. Dia 25/02/2012 meu irmão completou um mês no Maryland, USA! Aproveito pra desejar muuuuito sucesso e deixar o blog dele aqui pra todo mundo dar uma olhada. [www.diariodemaryland.blogspot.com]

#2 – Weekend
Final de semana passado (25/02/2012) meus host parents tiveram despedida de solteiro do casal que vai se casar no próximo final de semana. Meu host brother foi pra casa da mãe dele, minha host sister acompanhou a host mom e eu fiquei em casa. Me compraram uma pizza e uma garrafa de coca-cola, juntei com alguns filmes e assim foi meu sábado.

Uma das bugigangas usadas na festa das mulheres
#3 – ADSL
Vocês já devem estar um tanto quanto cansados de me ouvir falar sobre esse tópico, e eu também. Mas é algo que realmente está me incomodando aqui. Ontem minha host mom veio me falar mais uma vez que nesse final de semana vamos pedir a linha telefônica (Esse drama começou por volta do dia 11/02/2012), e que isso só não foi feito porque o host dad não reuniu os papéis necessários. Ela também quis anotar o número de série de todos os meus produtos eletrônicos, para caso haja algum roubo.

#4 – DSTV
No domingo passado a TV a cabo daqui de casa deu problema e agora, na quarta-feira, resolveram. Eu nem ligo muito, assisti todos os dias alguns dos filmes daqui de casa... mas as opções já estavam acabando. E pela primeira vez na vida consegui ver Titanic até o finalzinho! Deu uma saudade da época em que eu era pequenininho e dormia ao ver com minha mãe ):

#5 – Ugly
Um dia desses na estação de trem, eu estava conversando com umas meninas até que uma delas perguntou como era ‘feia’ em português. Eu ensinei e depois mostrei como falar que alguém é feio. Elas ficaram horrorizadas com o fato de eu usar como exemplo uma menina que estava junto conosco, falaram que era muito grosseiro eu falar daquela forma. Aí eu expliquei que no Brasil ‘feio’ não é nada perto dos outros palavrões...

#6 – Oral test
Sexta-feira a professora de inglês resolveu fazer uma leitura coletiva de um livro, um a um ia lendo e parava quando ela falava. Eu suava frio conforme minha vez ia chegando. E quando chegou foi péssimo. Tinham palavras impronunciáveis, nas quais eu palavra a leitura e esperava a professora ler pra mim. Quando terminei eu só queria chorar, sumir ou enfiar minha cabeça em um buraco. Ms Green só disse “Tudo bem, você tentou”.

Note: O cara aqui resolveu pensar e agora o ‘update semanal’ será sempre construído durante a semana, consequentemente vai vir sempre mais completinho.

Note 2: Hoje sonhei que meu irmão tinha vindo pra cá, sem avisar nem nada, só abri o meu Skype e estava escrito “Daqui quarenta minutos estou chegando”. Ele se hospedou aqui em casa e eu saí apresentar Cape Town para ele.

Termino o post com minha nova parede

Test Week

Oi gente, como contei em um dos últimos updates, essa semana foi ‘test week’.

Na semana passada enviaram um comunicado aos pais explicando direitinho como ia funcionar essa semana. De segunda à quinta fazemos um teste, temos recreio, mais um teste e as classes terminam, para minha alegria, por volta das 13hr. Só na sexta-feira que teremos aula normal.

Segunda-feira – 27/02/2012
Logo após o sinal bater, acabei me perdendo porque os alunos foram dividos em salas e eu não encontrava ninguém que fosse para a tal da ‘Technology Room’ junto comigo. Felizmente, um menino acabou me levando até lá.

Todos já estavam sentados à espera do teste e a professora conferindo os nomes na lista de chamada. Eu não estava na lista e nem sabiam se eu realmente deveria ficar naquela sala... No final das contas ela adicionou meu nome na lista e eu sentei. (O professor que aplica o teste não é o professor que leciona a matéria)

Sentei depois de um bom tempo, porque resolveram ajeitar as fileiras da sala por turma, e depois por ordem alfabética. E que carteiras apertadas, minhas pernas não se ajeitaram naquele espacinho...

O primeiro teste foi inglês. Entregaram um ‘caderno’ com as questões e uma folha almaço para respondermos,  um total de 35 marks. Interpretações de texto, uso de verbos e uso de pontuação.

O segundo teste foi life orientation. Pra quem não sabe (Aliás, nem eu sabia até uns dias atrás) é uma espécie de psicologia. Dessa vez respondemos às questões diretamente na folha das perguntas e tínhamos direito de consultar o livro.

O único problema é que eu só participara de duas aulas. Uma delas a professora faltou (Os professores adoram isso) e na outra copiamos power points no caderno... e ninguém me dera o livro. Por sorte, uma menina que sentou na minha frente, viu minha situação e emprestou o livro quando terminou o próprio teste. Ufa.

O dia terminou as 13hr, mas tive que esperar o trem das 14hr. Todos os dias serão assim.

Terça-feira 28/02/2012
O primeiro teste foi de Geografia. Eu me senti um pouco atrapalhado com as questões. Elas eram divididas em dois ‘cadernos’, o de perguntas e o anexo com gráficos e imagens.

O segundo teste seria Afrikaans, mas como eu não faço aulas tive duas horas livres junto com a intercambista alemã. Pedimos a chave da biblioteca, mas Ms. October falou que por ser test week deveríamos estudar ao invés de ir para a biblioteca. Agora só vou poder usar o computador na semana que vem.

Nesse dia, a coordenadora do programa foi no colégio, reuniu todos os intercambistas do YOU2AFRICA e saímos tirar fotos pelo colégio na hora do recreio. Não sei ao certo pra que são as fotos, mas ela disse que no final do ano vamos poder levar conosco.

Quarta-feira 29/02/2012
O primeiro teste foi Life Science, ciências. Usei até o último segundo da aula, terminei na hora que o sinal bateu.

O segundo teste foi matemática. Todo mundo usando calculadora normalmente, até que uma menina soltou “Professora, na prova está escrito que não podemos usar calculadora”. Todos foram obrigados a guardar até que realmente foi confirmado que o uso era permitido, acabei emprestando do Criss (O menino da Angola, lembram?). A prova estava longa, mas dei conta.

Quinta-feira 01/03/2012
Não tive teste no primeiro período, mas fui obrigado a passar o tempo dentro da sala. Estudei todo o conteúdo, fiz esquema e ainda sobrou tempo.



Depois fiz o teste de história. Não estava nenhum pouco longo, mas tinha uma produção de texto valendo nada mais nada menos que 50 marks. Vocês não sabem que mão-na-roda foi ter passado o outro período estudando...

Sexta-feira 02/03/2012
Dia com aulas normais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...