23 fevereiro 2012

Update semanal

Oi pessoal, to aqui pra contar mais algumas novidades da semana pra voces.

#1 - Cabelo
Essa semana cortei pela primeira vez meu cabelo aqui em Cape Town. Minha host avo se ofereceu pra cortar e eu deixei... ate que nao ficou ruim nao. Economizei uns R25.

#2 - Colegio
Na quinta-feira completei um mes de colegio. Tambem tive minha primeira producao de texto e semana que vem teremos so testes.

#3 - ADSL
Minha internet em casa acabou e agora nao vou gastar mais dinheiro ate que chegue a linha telefonica la em casa. E possivel que eu me ausente um pouco da internet por conta disso, mas enquanto isso sobrevivo com a internet do colegio.

#4 - Seafood
Ontem minha host family fez no jantar uma especie de sopa cheia de frutos do mar. Meu host dad resolveu fazer meu prato e minha educacao me obrigou a comer... Ele disse que se eu nao gostasse era so falar, mas onde arranjo cara de pau?

Bom, e isso. Logo logo entro em contato com voces novamente.

19 fevereiro 2012

Update semanal

#1 - Arroz
Essa semana comi pela primeira vez o arroz daqui. Eles deixam o arroz cozinhar, depois escorrem e lavam. Fica uma coisa sem gosto.

#2 - Pancakes
Na quarta-feira a tarde, depois da escola, eu fui pra casa da Doro. Fizemos panquecas, e é bem diferente do Brasil. Depois que a massa é frita, você coloca no meio algo semelhante a cobertura de sorvete e come. Foi um dia bem legal.

#3 - Fight
Na sexta-feira teve briga na estação de trem. Duas mulheres desceram a porrada uma na outra até a polícia chegar. Foi engraçado.

#4 - Valentine's Day
A escola estava tao em clima de festa que na aula de ingles a tarefa era fazer um cartao com um poema, para concorrer como o melhor da turma. E eu ganhei! Fiquei muito feliz... quem diria, eu escrevendo poemas em ingles! A professora disse que na proxima aula vai me dar um chocolate como premio.

Meu cartao
#5 - Sábado
Nesse sábado tínhamos programado ir até o shopping pedir a linha telefônica para a internet, mas os planos mudaram. Sharon foi ao oftalmologista e na volta uma criança saiu correndo no meio da rua e o resultado vocês já imaginam. Eu estava no banco da frente e foi horrível. Mas o menino já passa bem no hospital.

No final da tarde teve um braai aqui em casa. Meus amigos alemães vieram e nos divertimos.

Note: Peço que sugiram posts e perguntem o que quiserem nos comentários. As vezes parece que ninguém lê aqui.

Um mês

Oi pessoal!

O post veio um pouquinho atrasado, hoje na verdade fazem 32 dias que estou aqui, mas está valendo!


E eu que achava que ia ser impossível sobreviver sozinho aqui na África do Sul? A gente vai vivendo um dia após o outro e as coisas parecem ir se ajeitando, como minha mãe falava nos emails que me passou nos primeiro dias.

Quanto a relação com a minha host family: eu já sou "de casa", sabe? Eles realmente me tratam como membro da família, não tivemos problema nenhum durante esse primeiro mês.

Eu não consigo dizer pra vocês em que situação anda meu inglês. Eu já posso entender o que as pessoas falam (ou alguma parte), mas não posso sair falando que tive uma melhora extraordinária. Quando eu estava no Brasil, todos falavam que minha cabeça funcionaria em português e eu teria que traduzir para sair algo em inglês. Mas não é bem assim. Se você sabe o que quer falar, as palavras simplesmente fluem...

Tive situações engraçadas com relação ao idioma nesse mês. Por exemplo quando a babá perguntou "Are you ok?" e eu respondi "Estou sim, estou vendo fotos e arrumando minhas coisas no guarda-roupas". Em português.

Ou nos meus primeiros dias, quando eu não aguentava mais ouvir inglês e achei um canal de futebol na tv a cabo, que era narrado em português e me senti a pessoa mais feliz do mundo. Detalhe: eu odeio futebol.

Tambem quando tenho novidade e quero contar pra minha familia no Brasil, mas eu paro e penso "Ah nao, eu nao vou saber falar tudo isso em ingles... Opa, eles falam portugues tambem".

Eu pretendo fazer mais posts sobre os habitos daqui... O que acham?

E que venham mais onze meses!

14 fevereiro 2012

Valentine's day

Happy Valentine's day!

Hoje é dia dos namorados aqui, clima de amor no ar! E eles levam isso muito a sério.


Aqui não são só os namorados que celebram a data: amigos, companheiros, seja o que for tá valendo. Aí voce compra uma presente pra sua valentine e dá no dia. Há umas duas semanas atrás já estavam me perguntando quem seria minha valentine.

Hoje não precisávamos usar uniforme (mediante à uma taxa de R10), aí o colégio virou um auê. Tiveram meninas que foram de vestido e salto alto e com todas as bijouterias possíveis e  tiveram meninos que foram de camisa e gravata... Eu fui com jeans e camiseta.

Na aula de matematica duas menina chegaram e perguntaram pra mim se minhas roupas eram do Brasil, ai eu respondi que sim e elas pediram pra passar a mao... Achei super engracado.

Tivemos aulas normais, só durante a assembly e a aula extra que houve um show de talentos. Tiveram meninas que cantaram (E como cantam bem! Uma cantou "One and Only" da Adele) e outras que dançaram. No final entregaram rosas como presente de admiradores para as garotas...


O dia foi bem legal, tirei fotos mas com a câmera dos outros.

Abraços!

Bay Harbour, Fish on the rocks and Cavendish

No sábado eu passei o dia todo dentro de casa, assistindo televisão.

Já no domingo (13/02/2012), logo de manhã, fomos ao mercado "Bay Harbour". É um lugar coberto, com mesas e lojas. Logo em frente ao mercado fica o "Fish on the rocks", o restaurante onde almoçamos.


Enquanto esperávamos a comida chegar, tirei várias fotos do lugar e da praia que ficava logo em frente. Minha host mom tem uma câmera melhor do que a minha, aí aproveitei a oportunidade.


Depois, minha host family me deixou no "Cavendish", onde encontrei a Malu. Andamos pelo shopping, lanchamos e colocamos toda a conversa em dia e o melhor de tudo: em português! Fiquei super feliz porque ela me disse que meu ingles ta melhor.


Té!

11 fevereiro 2012

Update semanal

Oi gente, vamos à mais um atualização. Não garanto muitas novidades, agora minha rotina é casa-escola e escola-casa.

#1 - Caminho
Agora estou fazendo o percurso de ida e volta da escola sozinho. Um dia da semana passada eu e minha vizinha nos desencontramos na escola e depois nunca mais nos falamos. Até preferi assim, ela não era flor que se cheire.

#2 - Host Avô
Estes dias atrás eu sai de casa rumo a estação de trem e acabei encontrando meu host avô na rua, ele me ofereceu carona e me deixou na frente da estação. Agora estao conversando à respeito dele fazer isso toda manhã... YAY!

#3- Rugby
Em um dos recreios dessa semana um menino veio e perguntou pra mim se eu jogava rugby, aí eu respondi que não... ele falou que eu deveria entrar pro time, já que sou "big". Agradeci, mas recusei, já que eu teria que trocar fotografia por rugby.

#4 - Test
Fiz meu primeiro test na quarta-feira e é bem diferente do Brasil. O professor entregou na sexta-feira os resultados, fiquei com 23 marks num total de 50 marks (O que me consola é a intercambista alemã da minha sala ter ficado com 20 marks). Sorte que virão outros testes, esse tinha pontuação bem reduzida, os big tests tem 150 marks.

#5 - Concurso
Meu blog esta participando do concurso "Top 200 blogs de exchange students", mas eu esqueci de divulgar e a votacao esta quase acabando, agora nao adianta chorar sobre o leite derramado.

Ate mais novidades (Eu realmente estou a espera de novidades).

05 fevereiro 2012

Kaylah bapstism

Hoje, 05/02/2011 foi o batismo da sobrinha da minha host mom. Fomos para a Igreja e eu me obriguei a por camisa social e calça jeans: insuportável. Aqui em Cape Town não consegui usar calças ainda e uma só vez blusa.

Kaylah
Não sei de que religião era a igreja, mas não vi nenhum crucifixo, nada. Só uma faixa escrito “God is love”. Tiveram cantos, homens de terno falaram um bom tempo e depois batizaram com água benta a menininha.

Saímos da igreja e voltamos pra casa. Troquei de roupa enquanto eles separavam algumas cadeiras e mesa para levar pra casa da host avó, onde foi a festa. O almoço demorou pra sair, mas em compensação tinha muita coisa. 

Um dos varios bolos
Depois teve a sobremesa e passamos a resto da tarde lá. Chegou uma hora que não tinha mais o que fazer.

Lá pelas tantas, um daqueles carrinhos de sorvete de filme passou na rua tocando aquelas musiquinhas.  Foi uma gritaria pra chamar todas as crianças que eu até achei que o sorvete era de graça...

Voltamos pra casa e cá estou eu escrevendo o post. Soube que no início de março teremos o casamento dos pais da Kaylah.

Termino o post com o pinguim empalhado que achei na garagem da host avó 
Amanhã é segunda, mais uma semana começando! Beijos!

Bowling and Cinema

Na sexta-feira, 03/02/2012 eu e os intercambistas alemães saímos para jogar boliche.

Depois que as aulas acabaram nos encontramos e seguimos pra casa da Svenja (O “J” em alemão se lê como “I”). Lá tiramos o uniforme, lanchamos e fomos pra estação de trem. O destino foi a estação “Claremond”.

Depois de um bom tempo no trem, chegamos. Andamos um pouquinho e já estávamos dentro do centro comercial onde fica o boliche. A host mom da Svenja fez reserva para nós, demos os nomes, pagamos R40 cada um e fomos jogar.


Essa foi minha primeira vez jogando boliche e mal sabia como segurar a bola, Svenja me ajudou com essa parte.  No final das contas Bennjamin ficou em primeiro lugar, eu em segundo, Svenja em terceiro e Dorothea em quarto.


Seguimos para o shopping  “Cavendism”, que era do ladinho. Lanchei no “Steers” e minha host mom me ligou pra saber que horas tinha que ir nos buscar. A propósito, foi minha primeira chamada na África do Sul e o fato de atender falando “hello” é muito estranho.

Resolvemos ir ao cinema ver o que estava em cartaz. Acabamos entrando em acordo e o filme foi “Jack and Jill” (Cinema aqui não é coisa barata não. R53 em cada ingresso). Consegui entender boa parte do filme, quem sabe por ele ser uma comédia, não sei. Recomendo!

Liguei pra host mom e ela nos pegou no MC Donald’s do shopping.  Juro, foi muito engraçado sair com aqueles três.

No outro dia tínhamos marcado subir a montanha de Muizenberg, mas não nos falamos mais e o passeio nem aconteceu.

03 fevereiro 2012

Update semanal

Primeiramente, quero pedir desculpa pela ausência. Durante essa semana a bibliotecária não estava na biblioteca justamente na minha aula vaga, consequentemente a biblioteca estava fechada e vocês ficaram sem posts.

Por segundo, queria agradecer a todos vocês que estão lendo, acompanhando e comentando no blog. Obrigado pelo carinho!

#1 – Roupas 
Fiz minha primeira lavagem de roupas. Minha host mom pediu as roupas sujas e me ensinou a mexer na máquina de lavar. Estendi, recolhi e passei.

#2 – Extra Murals
Toda terça e quinta temos uma aula extra no colégio. Os alunos podem escolher entre esportes ou aulas direcionadas a arte. E pasmem: minha escola tem um clube de fotografia! Obviamente troquei meu extra mural para Photography Club.

#3 – Trem
Esses dias atrás estava pela manhã na estação de trem esperando para ir pra escola e um trem atrasou. Quando o próximo chegou tinha gente saindo pela janela e pendurada nas portas, acreditem. Mau deu pra entrar no vagão, a multidão ia me arrastando pra dentro, e assim foi... (Não posso deixar de comentar o fato de ter um muçulmana que ficava socando minhas costas pra conseguir entrar no trem).

#4 – Pão de queijo
Na quarta-feira eu fiz pão de queijo, com aquelas massas prontas que se compra no Brasil. Mesmo dando uma tostadinha na primeira fornada, minha host family adorou e queria que eu fizesse mais. Aqui eles compram um spray pra untar as formas, super prático!


#5 – Apresentação Oral
Essa semana fiz minha primeira apresentação oral e obviamente em inglês. As meninas do meu grupo me deram um papel com minha fala e com a ajuda de uma amiga eu fui escrevendo a pronúncia da palavra para eu não fazer feio lá na frente. Tirei 12 e o pessoal do meu grupo 17. Não entendi como funciona a pontuação, só me disseram que 17 é uma nota muito boa.

#6 – Subjects
Eu pensei que aqui a escolha de subjects funcionava de 6 em 6 meses, assim podia cursar uma parte das matérias obrigatórias em um semestre e a outra no outro semestre, como a World Study falou. Só que eu descobri que aqui os subjects são anuais, aí lá fui eu correr atrás dos professores pra fazer a troca. Acabei entrando em Life Science, que é tipo ciências... Eu precisava cursar biologia e química, não sei se ciências é suficiente.

#7 – Presentes 
Comecei a dar para as pessoas que me ajudaram nos primeiros dias e/ou estão me ajudando aquelas coisinhas do Brasil que comprei antes de vir pra ca. Esther, uma menina da minha classe de ingles, simplesmente amou o chaveirinho com o mapa do Brasil que eu dei: "Oh God, is very very nice!".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...