31 agosto 2012

Passagem

No dia 26/08/2012 eu e minha host mom fomos até o Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo para trocar minha passagem. Há muito tempo eu venho falando para a mom que eu tinha que trocar e nós sempre combinávamos que 'um dia iríamos'. E chegou um dia em que propus uma data e ela concordou.

Não são todos os intercambistas que tem que trocar a passagem, eu e os outros fomos um caso em especial até onde eu sei. Acontece que quando minha agência de intercâmbio comprou minha passagem, ela só teria 9 meses até expirar, daí eu teria que trocar a data novamente para quando eu voltasse.

Antes de mais nada eu tinha que saber a data de retorno. Conversei com minha host family e com meu programa de intercâmbio e eu fui autorizado à permanecer aqui depois que meu intercâmbio acabar 'no papel'. Minha coordenadora só ressaltou que eu preciso comparecer na escola até o último dia (para que esse tempo à mais não seja desculpa para viajar) e que minha host family não receberá o pagamento nesse último mês.

Eu tive duas opções: trocar pela agência ou direto no aeroporto. Há umas três semanas que liguei para o aeroporto, tive um looooonga conversa com a atendente, envolvendo números e códigos, que não deu em nada. No final das contas ela disse que eu teria que ir até o aeroporto de qualquer forma para saber de preços e tal. Eu também mandei e-mail para o Brasil e descobri que se eu trocasse pela minha agência eu iria pagar mais caro (que dúvida). 


Saímos de casa mais ou menos dez e meia (e antes disso tive que esperar minha mom procurar meu passaporte) para chegar lá um pouco depois das onze. No trajeto minha mom perguntou se eu lembrava do aeroporto e eu - com minha péssima memória - respondi que não, até porque quando eu cheguei aqui estava de noite e eu só lembrava de como era o estacionamento.

Quando chegamos demos de cara com aquela estrutura IMENSA chamada aeroporto. Entramos no estacionamento, deixamos o carro e depois saímos procurar o lugar que deveríamos ir.  Saímos do prédio de estacionamento e fomos até o prédio próximo.

Lá estava com um amontoado de gente na porta, cheio de câmeras e seguranças. Eu pensei que era alguém famoso desembarcando ali, mas quando a mom perguntou para um dos seguranças o motivo e para onde deveríamos ir, e ele respondeu que estava acontecendo a filmagem de um filme. Logo em seguida apareceu o diretor gritando "Quando eles aparecerem aqui vocês não falem, fiquem quietos!".


Seguimos em frente com destino ao outro prédio, All departures - All arrivals. Aí sim me senti em clima de aeroporto. Aquelas pessoas conversando, se abraçando, correndo de um lado para o outro com bagagens, escadas rolantes, lojas... Eu e a mom continuamos a andar, andar até que chegamos em um dos portões de desembarque. 

Meu portão (disso eu lembrava)
Aí a Sharon falou para mim "Lembra daqui? Foi aqui que você desembarcou." Nessa hora me deu um negócio que nem sei como chamar. Meu intercâmbio tá passando, fazem sete meses que passei por aquele portão! Já já está chegando a hora de embarcar para o Brasil e dizer tchau para tudo isso aqui! Eu também vi todas aquelas pessoas se cumprimentando, sorrindo e fiquei: logo vai ser minha vez de dizer oi para todo mundo!

A mom foi em um dos balcões e perguntou onde deveríamos ir para achar a South Africa Airways e o cara falou que era no andar de cima. Chegamos lá, ficamos esperando numa porta depois de tocar a campainha e uma mulher por coincidência estava saindo e avisou que estávamos no lugar errado.

Descemos para o andar em que estávamos e saímos on our own. Vi uma placa indicando as companhias aéreas e seguimos as placas até que achamos o balcão correto Esperamos um pouco na fila e logo fomos atendidos.

Sharon explicou toda a história e eu dei minha documentação para a atendente. Ela dividiu minha passagem da dos outros brasileiros, me falou da data de validade e começou a procurar vagas em janeiro 2013. Ela olhou dia por dia, chegou em dezembro 2012, olhou dia por dia e só achou vaga para antes do natal. A única solução foi ver se tinham vagas em outra classe do avião e quanto seria a diferença que eu teria que pagar.

Na hora em que eu estava trocando o ticket, senti como se meu intercambio já estivesse over. Como se eu fosse embarcar logo na próxima semana. Como se já fosse hora de fazer as malas, passar pelo aeroporto e correr pro meu Brasil. É um feeling que só intercambista tem!

No final das contas, achamos vaga para 16 de janeiro de 2013 em uma classe melhor do que a de antes (não aparece no papel que eu peguei qual classe é) com um aumento de R690. Como a mom disse, passando a mão nas minhas costas, "Vale a pena por esse mês a mais... Ah, já está chegando". O total foi de R1700 (fixo) + R690. Não vou deixar minha escala aqui porque provavelmente farei isso antes de embarcar...


Antes de sair do aeroporto minha host mom passou na farmácia e depois pagou o estacionamento. Na hora de pagar, a máquina não aceitava a nota de R10 que ela tinha, até que depois de muitas tentativas ela acabou trocando por duas moedas de R5.


Termino o post deixando o novo gadget do blog: days left in South Africa. Is time to start the countdown!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...