21 junho 2012

How to save money in Cape Town?

Oi pessoal!

Acho que esse é o primeiro post aleatório que estou fazendo para o blog... Preciso começar a fazer isso com frequência. A razão de eu estar aqui é que me sugeriram um tópico para post e vi que até que tem bastante coisa para se falar sobre o assunto. Sejam bem-vindos à “Como economizar na Cidade do Cabo”!

Provavelmente você levaria um susto quando visse os preços daqui, já que o rand é 4X o real. Para ficar mais claro, digamos que uma Coca-Cola lata custa R12 o que é aproximadamente R$3, aí o preço fica meio que justo. À primeira vista você pensa “Meu Deus! DOZE REAIS em uma Coca-Cola?!”, mas com o tempo a cabeça acostuma-se a olhar o preço e dividir automaticamente por quatro. Até acho que já melhorei na minha matemática por conta disso...

#1 – Comida
Por morar em casa de família, eu nunca me preocupo em comprar comida para fazer em casa, mas o preço costuma ser o mesmo do Brasil. O que geralmente compro aqui são lanches, quando saio e vou ao shopping com os amigos. Fast food é uma boa opção de economizar dinheiro, já que em uma refeição você gasta de R40 a R50, aproximadamente R$10 a R$12.50, e não precisa se preocupar em cozinhar e etc. Restaurantes são mais caros aqui.

Alguns dos fast foods daqui
#2 – Higiene
Aqui eu compro meus produtos de higiene, exceto pasta de dentes e papel higiênico, que a família sempre repõe. O preço também é parecido com o do Brasil e para quem vai vir sozinho, como eu, não precisa se preocupar porque compra-se pouco e dura por um bom período.

#3 – Transporte
Uma boa para economizar é usando transporte público. Aqui você pode ir para quase todo lugar com trem. Paga-se em um ticket de terceira classe ida e volta R12 aproximadamente R$3. Para ir para as áreas nos arredores da estação de trem e dos bairros, usa-se taxi. Taxi aqui são vans que cobram a partir de R6 aproximadamente R$1.50 para o transporte. Também existem os ônibus, mas nunca usei aqui e não sei o preço.


#4 – Passeios
Os passeios geralmente valem o preço que cobram. Claro que sempre uma boa pesquisa antes vale a pena e pode salvar algumas dezenas de rands. No entanto em alguns passeios não tem como driblar o valor, por exemplo, os Parques e Reservas Nacionais. Aí o jeito é pagar mesmo.

Table Mountain
#5 – Presentes
Na maioria dos shoppings existem lojas que vendem bugigangas para turistas e lá eles aproveitam para cobrar um valor alto. Não compre em lugares assim e muito menos em lojas de pontos turísticos. Compre uma coisinha ou outra, que você sabe que não vai encontrar em outro lugar ou que é só para recordação. Minha dica é comprar os presentes em lojas não tão famosas e centrais, onde pode se conseguir uma boa diferença nos preços.

#6 – Roupas
Cape Town é bem vantajosa no quesito de roupas. Digo, roupas sem marcas conhecida ou de supermercado. As roupas de marca aqui são bem caras e chegam a superar o preço do Brasil. A maioria dos supermercados tem lojas especializadas somente em roupas, onde você pode encontrar algumas coisas boas por um precinho atraente. Existem também as lojas só de roupas, onde o preço varia, e muitas vezes se iguala ao preço brasileiro.





#7 – Eletrônicos
Venha com seu kit de eletrônicos do Brasil. Não deixe para comprar a câmera ou o computador aqui. O preço pode ser igual ou maior, sem contar que você não vai aproveitar a garantia.

#8 – Comunicação
Para se comunicar com o pessoal dentro da Cidade do Cabo é vantajoso comprar um chip de qualquer operadora e créditos. O chip é muito barato R0,50 aproximadamente R$0,12 e serve no seu celular brasileiro se ele for desbloqueado. Você pode comprar créditos a partir de R5. Ligações não usam muitos créditos e muito menos SMS. Internet você pode usar pelo celular ou de qualquer outra forma será bem caro, falo por experiência própria.

Algumas das operadoras

 Espero que tenha sido útil. Viram só? É só sugerir que tem post! Beijão! 

8 comentários:

  1. Oi Gu adoreiii o post, se tudo der certo em 2014 isso será util pra mim não acha? beijoss (espero que tenha entendido)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que dê tudo certo pra você vir pra cá!

      Excluir
  2. Adoreeeeeeeeei, Gustavo! Obrigado *--* Só mais uma perguntinha?! Qual é a melhor operadora de celular aí?! Tipo, que possa mandar muitas mensagens, ligar bastante, essas coisas... Se puder me responder, eu te agradeceria forevermente *-* Obrigado! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço das operadoras são bem parecidos, não tem muita diferença... Eu uso Vodacom. Fico feliz que tenha gostado, beijos Jessy!

      Excluir
  3. Muitoooo bom o posto... estou chegando ai dia 23 de julho para 12 dias de férias e aproveitar.
    Não sei falar inglês hahaha estou com medo mas blz vamos rsrsrrss.
    Queria saber como tem andado o tempo por ai para fazer minha mala o que devo levar etc. Tem alguma dica. Outra coisa botas de couro é barato ai??? E joia(ouro) é barato?? Tem ideia???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você for só passar férias aqui, o inglês não vai ser problema não, eles estão preparados para receber turistas! O tempo está friozinho, não dá pra sair sem carregar um blusa na bolsa... Olha não sei preço nem de bota nem de jóias, isso é mais coisa para se perguntar às mulheres, sorry :/

      Excluir
  4. Ola , tudo bem?! Adorei suas dicas . Você ainda mora por aí ?! Você poderia me informar quanto é mais ou menos o preço para fazer um Safari e qual você recomenda ?! Desde já muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor me responda aqui . Esqueci de ativar a notificação !

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...