25 setembro 2011

1ª Reunião

Oi pessoal! Hoje é domingo, 25/09/2011, um dia depois da primeira reunião de intercambistas. E vim até aqui pra contar como foi tudo.

Estávamos no carro, quase chegando na rua do hotel, quando meu pai perguntou qual era o número do lugar. Eu não sabia, tinha deixado o endereço em casa, aí as coisas começaram a complicar. Minha mãe chutou que o número era próximo ao 600. Depois de estacionar, lá fomos nós quatro atrás do tal Hotel.
Andamos umas duas quadras, até que meu irmão encontrou o prédio. Apesar dos 15min de atraso, ainda todos serviam-se num coquetel.

Sala de espera
Pouco a pouco, as pessoas foram entrando na sala em que iríamos ter a reunião. Escolhemos os lugares e nos assentamos.
Primeiro deram aos intercambistas um crachá com seu nome e a bandeira do país de destino. Depois, Laura, a psicóloga, chamou todos lá na frente. Tínhamos que falar o nome, país, o período que permaneceríamos e se já tínhamos host family.  Em seguida ela chamou os pais, para que pegassem qualquer um dos alunos para serem seus filhos durante alguns minutos.


Dirceu, o pai do Rafael, me escolheu. Ela falou que tinha me escolhido por conta de eu também ir pra África do Sul. Contou sobre como funcionava a vida dele, sua relação com os filhos, onde morava, as regras da casa...aí chegou minha vez de falar. Falei o mesmo, só que sobre minha vida, óbvio. Laura foi chamando um a um para ir à frente e contar a experiência e se nós nos adaptaríamos a forma de vida dos pais "postiços".



Apresentaram alguns slides no projetor e dois ex-intercambistas contaram a experiência. Um deles era a Julianna! Fiquei sabendo ontem que ela havia feito High School pra Itália. Depois disso tudo, nos entregaram duas apostilas o "Guia de Orientação ao Intercambista" e o "Guia dos pais do intercambista" e assinamos um termo, nos comprometendo a ler. Não corro riscos, li e reli!


O conteúdo dos dois materiais entregues é bem interessante. Eles tratam das coisas que teremos que levar, da nossa reação ao chegar lá, de uma possível frustração, do idioma, do seguro saúde, dos presentes pra host family...vixe, é tanta coisa!

E finalmente conheci os meus colegas de high school! Apesar de não termos conversado muito, todos parecem ser legais. Eu acho.

Devolvemos o crachá e saímos do hotel. Almoçamos num restaurante ali por perto, Risibisi.

22 setembro 2011

Fotos África do Sul

Comentei no último post que havia pego na agência algumas fotos da viagem que o Cláudio fez até a África do Sul, e resolvi disponibilizá-las aqui.



Copyright World Study

Conhecendo à fundo um High School

Hey!

Hoje fui na World Study com três amigas: Ana Paula, Jaqueline e Julia. Elas estavam afim de conhecer como funciona um High School, preços e coisas desse tipo. Almoçamos no colégio e depois fomos andando até o tubo de ônibus, que não ficava nada perto...

Estação tubo Marechal Floriano Peixoto
Depois de algumas conexões, chegamos na agência. Lívia demorou um pouco para nos atender, e durante o tempo vago, ficamos analisando as fotos do mural, com o HIGH SCHOOL 2011. Em seguida apresentaram fotos da África do Sul (que nem eu tinha conhecimento), e outros países. Fiquei espantado com o preço dos programas para o Canadá, Nova Zelândia e Austrália: MAIS DE 14 MIL DÓLARES! Enfim, a decisão das meninas ficou entre SA e EUA.
Prédio da World Study
Elas receberam uma pasta com o orçamento do programa e o convite para a reunião de depois de amanhã. Aproveitei que estava lá e também tirei algumas dúvidas, além de pegar o recibo do ultimo pagamento que fiz. (Esclareci a questão dos colégios. Eles são realmente separados, mas se pedirmos existe possibilidade de ficarmos juntos.)

Saímos da World e resolvemos dar uma volta na praça do Japão, afinal, eu nunca tinha ido lá. Ficamos uns 20min e pegamos o ônibus novamente, desta vez abarrotado de gente, rumo as nossas casas.

Jaqueline, eu e Julia

20 setembro 2011

Informações contraditórias

Hoje, 20/09/2011, fui conversar com a Barbára, para ver o que ela tinha para me contar sobre o colégio em que estuda. Ela falou que mais duas brasileiras foram pra Cape Town, mas em COLÉGIOS DIFERENTES! Os fatores que interferem são: a localização da família e o uso do português entre os brasileiros.

Também comentou sobre as pessoas do colégio (Grassy Park High School), que em sua maioria são simples, como também a infra-estrutura. Barbára falou que gosta muito de lá e que a escola, como também o país, me farão mudar o modo de ver o mundo. Descobri que até os colégios públicos são pagos!

Vou esperar o pronunciamento da agência para só então ver onde vou cair.

19 setembro 2011

Grassy Park

Oi pessoal! Voltei. E meu lado de Sherlock Holmes comigo.

Há muito tempo adicionei, via facebook, umas meninas que estão na África do Sul, e depois de saber que os alunos da World vão todos para o mesmo colégio resolvi procurar sobre onde as colegas estudam: "Grassy Park High School".




Fica na Victoria Road, Grassy Park, Western Cape - South Africa. 


Li em um site que lá existem 1356 alunos e algumas informações sobre sua metodologia de ensino "Grassy Park High está situado na área residencial que é chamada Grassy Park, ​​Cape Town. Serve uma comunidade carente e a visão da escola é ser um lugar de base comunitária que contribui para o desenvolvimento do país..." (Mais em Khanya). 


Ainda sei pouco sobre o colégio, não encontrei muita coisa na internet. Só uma página no facebook (Aqui!) e acredito que alguns livros exigidos, à venda na Amazon (Aqui!).
O brasão do colégio. Será?
Ah, também da pra ter uma noção do uniforme. Vi algumas fotos no facebook deles. A roupa é bordô e branca, para meninos traje social e meninas saia ou vestido.

06 setembro 2011

Reuniões

RECEBI O EMAIL COM O CALENDÁRIO DAS REUNIÕES! Há tanto tempo esperava por isso... estou ansioso para ver quem são os outros intercambistas do High School 2012! Abaixo está o email que me enviaram.

"1ª REUNIÃO: 24 de setembro de 2011 – Sábado. 9:00 horas – Intercambistas e Pais. Hotel Alta Régia – Rua Dr. Faivre, 846 – Centro. Dinâmica: troca de famílias (vivência por parte dos pais e alunos de como acontece o processo de escolha e adaptação as “host families”); Jogo “Family Feud”: situações reais de um intercâmbio; Apresentação da World Study: onde estamos, missão, o que é o DEPS, equipe High School, como é a estrutura World Study - Parceiros no exterior; Experiências de ex-intercambistas."

A solução é aguardar o dia 24/09. Kisses!

OBS.: No dia 02/09 fiz o primeiro contato com o tal intercambista que irá me acompanhar em Cape Town, Rafael Cocco.

05 setembro 2011

Happy Birthday!

Olá pessoal! Venho falar de algo que não tem muito a ver com intercâmbio, mas whatever. 

No domingo completei 15 anos! Como eu e minha família não viajamos muito, acho justo mostrar pra onde fomos. O local foi Penha, SC, no parque Beto Carrero World. Nos divertimos bastante durante o dia todo, e lá pelas 17:30hr pegamos estrada rumo a Curitiba.


Tenho certeza que lembrarei desses momentos no ano que vem. Até!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...