08 abril 2011

Agência, Application e Passaporte

Olá gente! Como contei no post anterior, fui à agência no dia 06/04/2011.
Cheguei lá e falei do horário que eu tinha marcado. A atendente me mandou aguardar, e nos final das contas, acabei sendo atendido pela Julianna. Outra pessoa da agência.
Ela perguntou se eu tinha ido entregar meu dossiê. Eu fiquei com uma cara de “What?” e respondi que somente tinha ido buscá-lo. Julianna foi pegar o Application.
E um esclarecimento, application é sinônimo de dossiê. Custei a entender isso. Enfim.
Por incrível que pareça nos dirigimos a mesma mesa de minha primeira vez na agência. Lá folhamos página por página de toda aquela documentação, e a moça foi me explicando questão por questão. Ficou clara a forma de preenchê-lo.
Um parênteses aqui. Sobre o Dossiê, ele é dividido basicamente em dez partes:
1. Documentação
2. Dados pessoais, do seu pai, sua mãe e caso tenha, irmãos.
3. Questões sobre você/cotidiano/convivência
4. Redação
5. Fotografias
6. Históricos Escolares
7. Vacinas
8. Avaliação Médica
9. Contrato e Regras
10. Autorização para atividades extras/radicais
Deve ser preenchido totalmente em inglês, letras em caixa alta e caneta preta.
Depois de toda a explicação fui embora, e comecei a correr atrás da documentação. Cheguei em casa e preenchi o requerimento para o passaporte. No dia 07/04/2011 fiz o pagamento do GRU. Pra quem não tem a mínima idéia de como retirar o passaporte, aqui vai um passo-a-passo feito pela Polícia Federal:

  • Verifique a documentação necessária. Atenção: Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão no próximo passo.

  • Solicite a emissão do passaporte. Se tiver dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue 194, ou clique aqui. Atenção: somente após a inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União – GRU.

  • Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento.

  • Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida (vide item 1), GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio. Verifique aqui se você deve agendar o atendimento no posto escolhido.


  • O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.
Meu posto de imigração só tem atendimento para 26/05! Vou tentar ir lá semana que vem, sem hora marcada.
Também já enviei à um médico minha ficha para ser preenchida. E esperem, acabo de saber que já está pronta, junto com o encaminhamento das vacinas!
Por enquanto é o que tenho de novidades, até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...